MST realiza seu XXXI Encontro Estadual em Santa Catarina

O objetivo do encontro é debater sobre a conjuntura em que o país está vivendo e traçar estratégias para o próximo período.

 

 

Por Fábio Reis
Da Página do MST

 

Iniciou nesta terça-feira (13) o XXI Encontro Estadual do MST-SC, cerca de 200 militantes e diversos amigos participam da atividade em Catanduvas no assentamento 25 de Julho. O objetivo do encontro é debater sobre a conjuntura em que o país está vivendo e traçar estratégias para o próximo período.

Para dar início ao encontro, debateu-se sobre a previdência e os impactos da PEC 55. Willan Simões professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Ana Elsa Munarini do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e Advogada contribuíram com os temas. Para Willian a tragédia será de cerca de 500 bilhões a menos de investimentos somente na educação nos próximos 20 anos, além da privatização das escolas, “aqui no estado o atual secretário já sinaliza uma parceria com as fundações Natura, Itaú e Airton Sena para investimento na educação”, conclui Willan.

Nesta quarta-feira (14), para contribuir com a análise de conjuntura esteve presente no encontro João Paulo da Coordenação Nacional do MST, que comentou sobre os grandes desafios que o MST e classe trabalhadora terá pela frente e também falou especificamente sobre a questão agrária, o avanço do agronegócio nesse último período e os grandes investimentos que estão realizando em propaganda. Mas, mesmo com todo o montante de recursos que o governo investe nesse modelo de agricultura, a produção é completamente guiada pelo mercado de exportações, por isso a qualquer sinal de queda na exportação há uma quebra nesse setor.

“É muito fácil para eles falarem que são grandes e que movimentam uma parte do PIB brasileiro, mas se olharmos mais de perto, veremos que não é bem assim. O agronegócio deve ao estado brasileiro, cerca de 1 trilhão de reais e ninguém fala no assunto” conclui João Paulo.

O encontro se estenderá até esta quinta-feira (15), com debate sobre os desafios do MST no estado e o planejamento dos setores.

 

 

*Editado por Rafael Soriano