No Maranhão, MST debate os desafios da luta por direitos sociais

Durante o encontro, militantes do MST no Maranhão debaterão ainda as consequências que a emenda constitucional 55/2016 trará à agricultura famílias e na luta pela Reforma Agrária

 

IMG-20161215-WA0008.jpg
A classe trabalhadora tem sofrido perdas históricas de direitos indispensáveis para uma vida digna. Foto: Carlinho Luz

 
Por Reynaldo Costa
Da Página do MST 

Cerca de 250 militantes Sem Terra, reunidos na coordenação estadual do MST no Maranhão, debatem e avaliam os desafios da luta por direitos para os trabalhadores. O Encontro acontece em São Luís, entre os dias 15 e 17 de dezembro.   

A avaliação da Coordenação do Movimento no estado, é que a classe trabalhadora tem sofrido perdas históricas de direitos indispensáveis para uma vida digna, resultado da política econômica e neoliberal do governo golpista de Michel Temer. 

Direitos importantes como a aposentadoria especial dos trabalhadores rurais, ameaçados na proposta de reforma da previdência, e direitos fundamentais como a educação e a saúde pública, que passarão 20 anos sem investimentos, resultado da Emenda Constitucional 55/2016, já aprovada no Congresso Nacional.

IMG-20161215-WA0001.jpg
Militantes participam de encontro e discutem impactos da PEC 55.
Foto: Carlinhos Luz

Para Divina Lopes da Direção do MST, o papel do Encontro é possibilitar o entendimento do momento pelo qual passa o Brasil. Além de tirar diretrizes para luta em defesa dos direitos já garantidos e de direitos ainda por conquistar. 

“O momento é de analises e de articulação da classe trabalhadora para enfrentar os que querem tirar os direitos do povo mais pobre”, reflete Divina.

Durante o encontro, militantes do MST no Maranhão debaterão ainda as consequências que a emenda constitucional 55/2016 trará à agricultura famílias e na luta pela Reforma Agrária. Também é pauta no evento a organicidade do Movimento, e haverá uma assembleia da Juventude Sem Terra e das Mulheres Sem Terra.