Militante Sem Terra é homenageado durante Encontro na Chapada Dimantina

O ato foi mais um instrumento de reconhecimento e valorização dos sujeitos que constroem a Reforma Agrária em todo país
3f709a3e-df14-4e7b-b686-687508c6461d.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

No último sábado (17), aconteceu o encerramento do 21° Encontro Regional na Chapada Diamantina. A atividade contou com cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra que estavam reunidos desde o dia 15, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), em Itaberaba, debatendo o atual cenário político e avaliando os avanços e limites encontrados na luta pela Reforma Agrária Popular na Região.

O encontro  envolveu cada participante em diversas atividades culturais e de formação política. Exemplo disso, foi a homenagem ao companheiro Gilson, que emocionou a todos.

Gilson levou um tiro nas costas durante um assalto e hoje é portador de necessidades especiais. O militante é pedagogo e contribuía no coletivo de educação da regional, na coordenação pedagógica no Colégio Estadual do Campo Aloisio Damasceno de Jesus, no assentamento Beira Rio, em Boa Vista do Tupim.

 

A homenagem foi mais um instrumento de reconhecimento e valorização dos sujeitos que constroem a Reforma Agrária em todo país.

Em poucas palavras, o homenageado afirmou que: “não é preciso ter medo de lutar, nem de seguir em frente” e continuou: “sou grato ao Movimento por poder participar deste encontro, que trás como pauta a importância da educação em nossos assentamentos, acampamentos”.

Para Ailton Oliveira, da direção estadual do MST, é sempre bom homenagear um companheiro comprometido com a luta do povo.

“A educação e a formação são centrais, isso é um importante procedimento, trazendo estes elementos como fundamentos”.

Encontro Estadual

A atividade regional, soma-se a mais nove encontros realizados em toda Bahia pelo MST como sendo parte da preparação para o 29º Encontro Estadual, que acontece em Salvador, entre os dias 11 e 14 de janeiro.

O objetivo da atividade é aprofundar o debate já realizado nas regiões e apontar as linhas políticas de atuação do Movimento.