MST na Bahia se levanta contra LGBTfobia

O painel aconteceu nesta última quarta-feira e foi mediado por Erivan Hilário, da direção nacional do MST e do coletivo LGBT Sem Terra

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Uma temática que tem ganhado espaço no debate da Reforma Agrária  Popular são as relações de gênero e a construção de uma identidade de  classe vinculada a dimensão da sexualidade. Foi pensando nisto, que o  MST na Bahia trouxe para o 29º Encontro Estadual, no Parque de  Exposições Agropecuárias de Salvador, a discussão da “Diversidade  Sexual”, abordando questões que dialogam com a construção da afetividade  e da liberdade de amar.

O painel aconteceu na última quarta-feira (11) e foi mediado por  Erivan Hilário, da direção nacional do MST e do coletivo LGBT Sem Terra,  onde focou no contexto histórico de perseguição aos LGBT ao longo do  tempo, a construção da identidade de gênero, orientação sexual e o  protagonismo dos sujeitos na luta por direitos.

“A falta de informação e sensibilidade, somadas ao patriarcado faz  com que a família e a sociedade não compreendam que ser LGBT, nada mais  é, do que ser gente”, e continua, “para isso é necessário descolonizar o  conhecimento, para que desde cedo, nossas crianças aprendam que possuem  o direito da escolha e o dever de respeitar a escolha dos outros”.

“O amor não diverge de lutar, isso é essencial para aprendermos a  somar essas questões a nossa tática para assim reafirmarmos o nosso  projeto político de emancipação humana e transformação social”, afirmou  Hilário.

MST contra LGBTfobia

Pela primeira vez, em 30 anos na Bahia, o MST trouxe o tema da  diversidade sexual para um Encontro Estadual, no qual o processo de  projeção das lutas é apontado para o próximo período. Isso é resultado  de uma intensa articulação e construção interna do debate pelos próprios  sujeitos LGBT Sem Terra, através de intervenções, rodas de conversas e  discussões nos assentamentos e acampamentos contra a LGBTfobia.

Os dados são alarmantes. Alguns números apontam que a cada 28 horas  um homossexual é morto no Brasil, porém esses índices crescem e muitos  casos são ocultos.

A luta dos LGBT vem crescendo dentro do MST, exemplo disso, foi o  seminário “O MST e a Diversidade Sexual”, realizado de 07 a 09 de agosto  de 2015, na Escola Nacional Florestal Fernandes (ENFF), com o objetivo  de discutir o lugar que os sujeitos ocupam a partir da Reforma Agrária  Popular. Nesse sentido, outros espaços foram realizados em diversos  estados para denunciar a LGBTfobia e construir linhas políticas de  enfrentamento a violência.

“Sou LGBT e sou Sem Terra”

Thiago Hungria, que se identifica quanto gay, é militante do MST e  atua no setor de gênero no baixo sul do estado. Para Ele, o debate da  sexualidade ainda é um “tabu” e estamos construindo espaços para  rompermos com o preconceito.“Para isso, precisamos compreender de fato  os reais desejos e sentimentos, para que a partir disso possamos nos  entender quanto sujeitos e assim, construtores de nossa história”.

“No início do meu processo eu tive muito medo do mundo, porém, aos  poucos, consegui romper o meu preconceito para depois seguir na luta e  romper as barreiras do preconceito na sociedade. Aprendi da maneira mais  difícil a viver a vida”, explicou Hungria.

IMG_6298 (1).jpg
Thiago Hungria, militante do MST 

O encontro segue

As atividades do encontro continuam até sábado (14), abordando  diversos temas e planejando ações de luta para o próximo período, entre  elas, impulsionar o debate da diversidade sexual nos assentamentos e acampamentos.

Para assistir o depoimento completo do representante da direção nacional do MST, Erivan Hilário, clique aqui