Agroecologia é tema de oficina no norte da Bahia

Um dos objetivos da oficina foi aprofundar o conhecimento em torno dos manejos e práticas agroecológicas, sem perder de vista a importância dessas questões para saúde humana

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Entre os dias 28 e 30/01, foi realizada uma oficina com o tema  “Agroecologia e Saúde Popular” no Acampamento Nelson Mandela, localizado  no município de Ponto Novo, no norte da Bahia.

A oficina iniciou  as atividades com aulas expositivas sobre o método de produção  agroecológico e provocou os 30 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra,  que participaram do espaço, a colocarem a “mão na massa” através da  produção de caldas e compostos orgânicos.

Um dos objetivos da oficina foi aprofundar o conhecimento em torno dos manejos e práticas  agroecológicas, sem perder de vista a importância dessas questões para saúde humana.

Para Vamir de Oliveira, mais conhecido como o Vavá  da saúde, a agroecologia refere-se ao estudo da agricultura desde uma  perspectiva ecológica e tem como unidades básicas de análise os  ecossistemas agrícolas, abordando os processos de maneira ampla, “não só  para maximizar a produção mas também para otimizar o agroecossistema”.

“A  agroecologia está ligada diretamente aos aspectos socioculturais e  econômicos, que vão desde o cuidado com a saúde até a preservação do  meio ambiente”, explicou Vavá.

Nesse  sentido, Socorro Varela, da direção do MST, disse que o  conhecimento da agroecologia pode melhorar a vida humana em todos os  sentido, por ser uma base que garante uma sustentabilidade não apenas  para quem vive no campo, mas também na cidade. “Por isso que o MST  levanta esta bandeira e segue em defesa que viver bem no campo é viver  em harmonia com a natureza”.