Coletivo Terra em Cena analisa retomada do neoliberalismo no Brasil

Por meio de um programa de TV o Coletivo investiga as causas e impactos do desmonte acelerado do país

!

 

Da Página do MST 

Em uma série de programas nomeado de “Revoluções”, realizado pelo Coletivo Terra em Cena (UnB Planaltina) na TV Comunitária Cidade Livre – DF, trata das diversas lutas sociais travadas atualmente no país. 

Este é o segundo episódio e traz a hipótese de que o argumento de Naomi Klein no livro “Doutrina do Choque: a ascensão do capitalismo de desastre” seja pertinente ao que estamos vivendo no país. Para isso, houve debate com militantes do MST e do MPL o argumento do livro, sobre a dinâmica da implementação do neoliberalismo nos países, analisando as causas, os impactos, e os efeitos de desorientação, apatia, desmobilização e melancolia manifestado por muitas pessoas diante do desmonte acelerado do país. Assista:

 

O Programa que busca mesclar o formato documental com linguagens artísticas, dá um enfoque estrutural para as questões, além das emergências impostas pela conjuntura atropelada que se instalou no Brasil desde o golpe de Estado.

Seu objetivo é identificar nas contradições da luta a emergência potencial de uma nova cultura política, capaz de se contrapor à crise do capitalismo. O espaço tem também como proposta recolocar em pauta a questão da Revolução para além do enquadre nacional, abordando as experiências revolucionárias que insurgiram no século XX”, salienta os organizadores do coletivo. 

No episódio piloto do programa foi retratada as recentes ocupações de escolas e universidades, do feminismo e da luta contra a PEC 55. Confira: 
 

*Editado por Iris Pacheco