No RS, advogado popular concorre à Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública

Medeiros é membro da (Renap), atua há 17 anos em causas de movimentos populares e advoga em diversas áreas dos direitos humanos.

 

Da Página do MST 

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul recebe inscrições para candidaturas à Ouvidoria-Geral até a próxima segunda-feira (13), em sua sede no Centro Histórico de Porto Alegre.

 

O cargo é ocupado, desde a criação da Lei Complementar nº 132/2009, por pessoa externa aos quadros da carreira da instituição, durante o período de dois anos. A eleição será dia 31 de março. 

O advogado popular Rodrigo Medeiros homologou sua inscrição nesta sexta-feira (10), com a participação de representantes da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB); Coletivo A Cidade que Queremos; Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM); Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap); Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente (Mogdema); e Fórum Estadual da Reforma Urbana.

Segundo o Rodrigo, a Ouvidoria-Geral é uma ferramenta que contribui para o sistema de justiça e a garantia da participação social. “Ocupar esse cargo é ter a responsabilidade de colaborar para que as pessoas mais necessitadas tenham acesso às instituições. A Defensoria Pública é de suma importância para a realização da justiça, a sociedade compreende bem este papel e apoia o espaço de sua Ouvidoria”, explica.

Medeiros é membro da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap), atua há 17 anos em causas de movimentos populares e advoga em diversas áreas dos direitos humanos fundamentais. Também participa de articulações com instituições do Sistema de Justiça, contribuindo com a Defensoria Pública. Atualmente, é assessor jurídico em Projeto Social no bairro Guajuviras, no município de Canoas.