Annoni recebe 12º Acampamento da Juventude da Romaria da Terra

Evento será realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Assentamento 29 de Outubro

 

Última edição do Acampamento da Juventude foi realizada em 201, no município de São Gabriel, na Fronteira Oeste do RS..jpg

Por Catiana de Medeiros 
Da Página do MST 

Jovens do campo e da cidade promovem, dias 26 e 27 de fevereiro, o 12º Acampamento da Juventude da Romaria da Terra, na região Norte do Rio Grande do Sul. O evento, que será realizado no Assentamento 29 de Outubro, na área 1 da antiga Fazenda Annoni, no município de Pontão, tem como objetivos centrais resgatar historicamente a luta pela terra no país e debater o papel da juventude na atual conjuntura política.

O Acampamento da Juventude deve reunir mais de 600 jovens de todo o estado gaúcho, e terá espaços de formação com mais de 20 oficinas, debates, plenárias, Celebração dos Mártires e confraternização cultural. Este ano, o evento será norteado pelo tema “Juventude Construindo o Projeto Popular” e pelo lema “Prefiro morrer na luta do que morrer de fome”, em memória à Sem Terra Roseli Nunes, que foi assassinada durante protesto de agricultores em Sarandi, em 1987, e é símbolo da luta pela democratização da terra no país.

“A principal mensagem que queremos passar aos jovens é que as mudanças e as conquistas só vêm quando o povo se organiza e se coloca em luta. O acampamento é pensado como um processo de formação política e de troca de experiências, com a identidade de todas as organizações que estão ajudando a construí-lo, mas, principalmente, como um instrumento para motivar a juventude a se organizar, em seus mais diversos espaços de atuação, contra os retrocessos que a classe trabalhadora do campo e da cidade está enfrentando”, explica Danieli Cazarotto, da coordenação do Coletivo Estadual de Juventude do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O evento é organizado pelo MST, Levante Popular da Juventude (LPJ), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Pastoral da Juventude (PJ) e Pastoral da Juventude Rural (PJR), com apoio da Arquidiocese de Passo Fundo e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Ele contará com as presenças, entre outras, do ex-governador do RS, Olívio Dutra; do presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Edegar Pretto; e do coordenador nacional do MST, João Pedro Stedile.

Segundo a coordenação do Acampamento, quem quiser participar das atividades deve preencher o formulário de inscrição, disponível na Página da Romaria da Terra no Facebook.

Romaria da Terra

Já no dia 28 de fevereiro, a CPT, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Sul III, Arquidiocese de Passo Fundo e MST, realiza a 40º Romaria da Terra, também na antiga Fazenda Annoni – Assentamento Nossa Senhora Aparecida, área 9. Esta edição do evento traz como tema “Romaria da Terra: 40 anos de luta e memória das conquistas” e como lema “Terra de Deus, terra de irmãos”.

A programação do evento envolve momentos de debates, integração e espiritualidade, e vai pautar questões ligadas à terra, valorizando o cuidado com a água e o meio ambiente, os pequenos produtores, a agroecologia e a agricultura familiar através da Feira da Reforma Agrária.