Crianças integram Jornada de Lutas das Mulheres no Mato Grosso
Por Catarina Lima
Da Página do MST
Os atos da Jornada de Lutas das Mulheres Camponesas no estado de Mato Grosso ocorreram entre os dias 6 e 8 de março, e contaram com a participação de 500 mulheres, vindas de todas as regiões do estado. Cerca de 50 crianças, filhas e filhos de assentados e acampados da Reforma Agrária também participaram das atividades, simbolizando o futuro e a esperança da luta.
As crianças foram inseridas na Jornada através da pedagogia do movimento, ou seja, das místicas, brincadeiras, peças teatrais, pintura e filmes educativos. As ações tiveram o objetivo de aproximar os pequenos da história de luta das mulheres e mostrá-los a verdadeira importância do dia 8 de Março para a defesa dos direitos das trabalhadoras do campo e da cidade.
O caráter educativo das atividades consolida a participação das crianças na luta por seus direitos, contra o retrocesso da reforma da Previdência, contra o agronegócio, e por alimentação saudável. Assim como as mulheres trabalhadoras, elas também estão despertas, contra o Capital e o agronegócio.
A Jornada de Lutas no estado foi encerrada com uma mística infantil de denúncia contra o Capital e ao som da música “Somos Sem Terrinha do MST, acordo todo dia para lutar, você vai ver”. Em todo o país, outras ações da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas ocorrem até o dia 10 de março.
*Editado por Leonardo Fernandes