Crianças integram Jornada de Lutas das Mulheres no Mato Grosso

Atividades no estado incluiu espaços educativos para conscientizar as crianças sobre a luta por direitos.

20170308_134722.jpg

 

Por Catarina Lima 
Da Página do MST

 

Os atos da Jornada de Lutas das Mulheres Camponesas no estado de Mato Grosso ocorreram entre os dias 6 e 8 de março, e contaram com a participação de 500 mulheres, vindas de todas as regiões do estado. Cerca de 50 crianças, filhas e filhos de assentados e acampados da Reforma Agrária também participaram das atividades, simbolizando o futuro e a esperança da luta.

As crianças foram inseridas na Jornada através da pedagogia do movimento, ou seja, das místicas, brincadeiras, peças teatrais, pintura e filmes educativos. As ações tiveram o objetivo de aproximar os pequenos da história de luta das mulheres e mostrá-los a verdadeira importância do dia 8 de Março para a defesa dos direitos das trabalhadoras do campo e da cidade.

O caráter educativo das atividades consolida a participação das crianças na luta por seus direitos, contra o retrocesso da reforma da Previdência, contra o agronegócio, e por alimentação saudável. Assim como as mulheres trabalhadoras, elas também estão despertas, contra o Capital e o agronegócio.

A Jornada de Lutas no estado foi encerrada com uma mística infantil de denúncia contra o Capital e ao som da música “Somos Sem Terrinha do MST, acordo todo dia para lutar, você vai ver”. Em todo o país, outras ações da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas ocorrem até o dia 10 de março. 

 

*Editado por Leonardo Fernandes