Grande Jornada de Lutas das mulheres paraibanas
Por Thais Peregrino
Da Página do MST
Na Paraíba, as mulheres do MST realizam uma grande Jornada de Lutas no dia 8 de Março. Pela manhã, cerca de 1300 camponesas se uniram a outras três mil mulheres de 60 organizações e movimentos populares da Frente Brasil Popular e ocuparam as ruas do centro da capital paraibana, João Pessoa, contra a reforma da Previdência proposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer. À tarde, as mulheres seguiram em marcha e ocuparam a sede do Incra, onde levantaram suas vozes contra privattização das terras dos assentamentos da Reforma Agrária.
O ato foi marcado por intervenções artísticas e falas que expressaram as pautas históricas do movimento feminista, como o direito ao próprio corpo, contra a cultura do estupro, pela legalização do aborto, pelo fim das diversas formas de violência praticadas contra as mulheres, contra a lesbofobia, o machismo e o racismo.
As manifestações do dia 8 de Março na Paraíba integraram a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra e atenderam ao chamado internacional de Greve Geral das Mulheres.
Além das atividades na capital, as camponesas paraibanas também participaram de atos nas cidades de Patos, Cajazeiras e Alagoa Nova.
*Editado por Leonardo Fernandes