Sem Terra estudam os métodos de cooperação na produção de alimentos saudáveis

O seminário teve um grande enfoque também na comercialização, com base na organização da produção, dos insumos, alimentos, agroindústria, lojas e o centro de distribuição

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Entre dias 23 e 24/3, a Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, localizada no Prado, Extremo Sul da Bahia, foi palco do &”39;Seminário Cooperativismo&”39;, construído pela direção do MST.

O seminário teve como objetivo avançar na produção de alimentos saudáveis, junto às famílias assentadas na região, através de ações cooperadas e do processo de comercialização e agroindustrialização.

Para Júlia Lopes, da direção regional do MST, no campo da formação da militância são apontados novos desafios de organização da produção.

“Isso nos remete a um intenso processo de articulação interna e acreditamos que o seminário foi uma ferramenta importante para estimular esse debate e, assim, conseguirmos pensar em ações concretas”, explicou Lopes.

O seminário teve um grande enfoque também na comercialização, com base na organização da produção, dos insumos, alimentos, agroindústria, lojas e o centro de distribuição.

De acordo com Paulo César, da direção estadual do MST, a atividade proporcionou um bom debate, principalmente num momento político de retirada de direitos onde as bandeiras de luta precisam ser reafirmadas e abraçadas por toda classe trabalhadora.

“É muito importante fortalecermos a estrutura de produção das famílias assentadas e acampadas com bases agroecológicas, pois, isso nos ajuda no crescimento e aprofundamento do nosso diálogo com a sociedade e no enfrentamento ao modelo de produção do agronegócio”, finalizou.

*Editado por Maura Silva