Universidades de todo o país aderem a JURA

A atividade também tem objetivo de incentivar o compromisso das universidades brasileiras com a questão da Reforma Agrária, aproximando o campo da cidade

 

Da Página do MST 

Criada durante o 2º Encontro Nacional dos Professores Universitários, realizado em 2013, a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) ocorre entre os meses de abril e maio em diversas Universidades Federais, Estaduais, Particulares e Institutos de ensino por todo o país.

O período foi definido para dialogar com o dia 17 de abril, no qual o MST denuncia a impunidade do massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido nessa mesma data, em 1996, resultando na morte de 19 trabalhadores Sem Terra. A JURA também busca visibilizar as ações de luta pela terra que o MST realiza durante o ‘Abril Vermelho’, relacionando sempre com temas da conjuntura atual.

A atividade também tem objetivo de incentivar o compromisso das universidades brasileiras com a questão da Reforma Agrária, aproximando o campo da cidade.

O evento, que também acontece em cerca de 50 universidades nas quais o MST tem parcerias, apresenta debates, exibições de teatro, filmes, visitas a assentamentos e feiras da Reforma Agrária em apoio à luta no campo

Em 2017, o movimento pretende realizar a maior Jornada Universitária dos últimos quatro anos. Além da defesa da Reforma Agrária Popular e da alimentação saudável, livre de agrotóxicos e transgênicos, a JURA denuncia os sucessivos ataques do governo ilegítimo de Michel Temer aos camponeses e camponesas do Brasil, tais como a redução de créditos para a agricultura familiar, a tentativa de privatização do assentamentos e o projeto de Reforma da Previdência, que acaba com a aposentadoria rural.

Confira abaixo algumas universidades participantes da JURA 2017

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) 
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Universidade Federal de Juiz de Fora  (UFJF)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Universidade Federal Fluminense  (UFF)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)