Experiências agroecológicas atravessam fronteiras

Estudantes canadenses realizam intercâmbio na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, no sul da Bahia.

516c34f9-6044-4b28-ae6c-4893f9b936dd.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

Entre os dias 9 e 17 de maio, a Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, localizada no município de Prado, extremo sul da Bahia, recebeu um grupo de estudantes canadenses para um intercâmbio de experiências agroecológicas através das ações implantadas na escola e nos assentamentos e acampamentos do MST na região.

Durante a visita, os estudantes puderam ver na prática a construção política que a escola tem desenvolvido junto com sua equipe técnica e as famílias de sete assentamentos na região, sem perder de vista os limites e desafios que existem para construção de um modelo de produção que se contraponha ao do capital.

Dan Furukawa, professor e coordenador do intercâmbio, disse que o espaço foi inspirador, não só pela organicidade política, mas também pela representatividade e referência que a escola tem se tornado para base do MST. “Ver ao vivo é melhor do que ler sobre”, afirmou.

528b877c-eca8-4051-974e-e1c0add25e44.jpg
Estudantes canadenses visitam áreas de cultivo agroecológico

Em visita a área experimental agroecológica e de produção da Escola Egídio Brunetto, os estudantes acompanharam de perto as novas relações com a natureza inauguradas a partir da agroecologia. “Nas plantações de banana, feijão, nas hortas e nos aviários foi perceptível o compromisso com o meio ambiente e com aquilo que se produz”, explicou Furukawa.

Para a direção do movimento na região, compartilhar as experiências, e principalmente, a organicidade do MST, dá um salto de qualidade na construção da Reforma Agrária Popular e isso precisa estar na ordem do dia.

Vem pra Feira, Salvador!

Nesse sentido, o MST pretende ampliar sua relação com a sociedade, aprofundando o debate sobre a agroecologia e a alimentação saudável, através da 3º Feira Estadual da Reforma Agrária, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de junho, na Praça da Piedade, em Salvador.

A feira é mais um espaço de luta e diálogo com a sociedade sobre o atual momento político, e para isso, traz na programação seminários, apresentações culturais e intervenções. Além de oferecer produtos da Reforma Agrária a preços acessíveis.

 

*Editado por Leonardo Fernandes