Jovens comunicadores realizam curso de imersão em audiovisual na Bahia

Como parte das ações comemorativas dos 30 anos do MST na Bahia, Juventude Sem Terra realiza diversas atividades de formação.

IMG-20170525-WA0053.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

Prestes a completar 30 anos, o MST na Bahia tem realizado diversas atividades a data de formação e luta. Pensando nisso, a Juventude Sem Terra, que atua no coletivo de comunicação, se reuniu no Assentamento 40 45, o primeiro do estado, entre os dias 25 e 28 de maio, com o objetivo de construir um espaço de preparação e estudo em comunicação popular, com foco na linguagem audiovisual.

O curso de imersão propôs construir o debate a partir de outras linguagens de comunicação, como o lambe-lambe e estêncil, para que os militantes possam ter uma visão ampla das variadas formas de diálogo com a sociedade.

“A juventude precisa de uma melhor formação para contribuir na comunicação dos assentamentos e acampamentos”, disse Rivanda Ribeiro, do coletivo de comunicação regional.

Para ela, a militância que compõe o coletivo tem disposição, vontade, mas ainda falta noções básicas e técnicas em audiovisual, o que foi proporcionado pela imersão. 

IMG-20170525-WA0074.jpg

“Nossa proposta é formar militantes com conhecimentos necessários para realizar o debate técnico e político da comunicação popular, para construir mecanismos que possam romper com os monopólios da mídia privada no país”, explicou Ribeiro.

Para Izelia da Silva, também do coletivo de comunicação e juventude da regional, os Sem Terra possuem o direito de ocupar os espaços e se especializarem em diversas áreas. “Hoje é impossível desassociar a juventude das novas tecnologias da informação e por isso estamos intensificando o debate nesta área”.

“Além disso, uma das propostas do curso é o de resgate da mística dos 30 anos do movimento no estado e de fortalecer a luta”, e concluiu, “a juventude possui um potencial e isso precisa ser trabalhado. O curso serviu para dar uma aflorada e, acima de tudo, direcionar politicamente as tarefas que estamos realizando aqui regional”.

 

*Editado por Leonardo Fernandes