Praia de Belas Shopping terá feira de alimentos sem venenos

Ponto de venda de produção orgânica será inaugurado nesta quinta-feira (1º), em Porto Alegre

 

Da Página do MST 

A Cooperativa dos Agricultores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap) inaugura nesta quinta-feira (1º), uma feira de alimentos orgânicos no Praia de Belas Shopping, localizado no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O objetivo é propiciar mais qualidade de vida à população local e aos visitantes do shopping, por meio da oferta de alimentos saudáveis.

O ponto de venda de alimentos, todos certificados e produzidos sem o uso de venenos em assentamentos de Eldorado do Sul, Nova Santa Rita e Viamão, vai funcionar nas quintas-feiras, das 15 às 20 horas, no primeiro piso do edifício-garagem (entrada pela rua Marcílio Dias).

Conforme o agricultor Emerson Giacomelli e presidente da cooperativa, a feira é mais uma oportunidade que as famílias Sem Terra têm de mostrar à sociedade a produção dos assentamentos e de reforçar a importância de ocorrer a Reforma Agrária no país.

“O fato do shopping oferecer esse espaço para a nossa feira deixa claro que a população quer ter acesso aos alimentos saudáveis, porque ela está mais preocupada com a sua saúde e a preservação do meio ambiente. Nós também estamos e queremos contribuir cada vez mais para isto através do modelo agroecológico de produção”, complementa. 

Entre os alimentos que serão comercializados pela Cootap estão hortaliças, frutas, arroz, extrato de tomate, geleia de amora e sucos de laranja, uva e amora. O preço deve variar entre R$2,00 e R$15,00 dependendo do tipo de produto. No local também terá suco natural de laranja, feito na hora.

Cootap

A Cootap foi fundada em 1955 no Assentamento Integração Gaúcha, em Eldorado do Sul. Ela conta atualmente com 1580 associados e opera na industrialização e comercialização de alimentos, especialmente do arroz agroecológico. Em todo o estado gaúcho, a colheita passa de 500 mil sacas anuais, o que coloca o MST na posição de maior produtor de arroz livre de veneno da América Latina. O cultivo é realizado por 616 famílias, em 22 assentamentos e 16 municípios gaúchos.

Serviço

O quê? Inauguração de feira orgânica

Quem? Cooperativa dos Agricultores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap)

Quando? Quinta-feira, 1º de junho

Onde? Praia de Belas Shopping – primeiro andar do edifício-garagem (entrada pela rua Marcílio Dias).