Medicina Popular estará presente na 3º Feira da Reforma Agrária, em Salvador

Barraca oferecerá produtos fitoterápicos produzidos pelo Coletivo de Saúde do MST. Feira ocorre entre os dias 8 e 10 de junho.

_MG_7684 1.JPG

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

Com culturas e sabores de dez regiões da Bahia, a 3° Feira Estadual da Reforma Agrária contará também com produtos fitoterápicos, como pomadas, sabonetes, repelentes, tinturas e gel medicinal.

Os fitoterápicos usam as plantas como tônico fortificante e preventivo para manter o bem-estar, e foi a partir desse conceito que o Coletivo de Saúde do MST na Bahia tem investido no processo de formação e produção.

O sabonete roxo de aroeira, barbatimão e caju roxo, são exemplos de produtos que poderão ser adquiridos, a partir da próxima quinta-feira (8), na Praça da Piedade, no centro de Salvador.

Para Camila Góes, do Setor de Saúde no Baixo Sul baiano, muitas drogas convencionais vêm de extratos vegetais, mas a diferença entre os remédios convencionais e os fitoterápicos é que a fitoterapia acredita que a planta, como um todo, produz um remédio mais natural e balanceado que os medicamentos sintéticos.

“Nossa tarefa é mostrar que junto ao produto está a concepção de saúde popular, compreendido por nós como um mecanismo que garante novas relações com os profissionais da saúde e com os pacientes, para que a saúde possa ser de todos”, explica Góes.

Durante a feira, uma barraca vai expor esses produtos e os trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra estarão à disposição para responder perguntas e tirar dúvidas sobre seu uso. A ideia do espaço é resgatar os conhecimentos das plantas medicinais e suas práticas como parte da luta política da classe trabalhadora, considerada indispensável na construção da saúde popular.

 

*Editado por Leonardo Fernandes