Jovens Sem Terra do Piauí realizam 1º Encontro Estadual da Juventude

Atividade ocorreu entre os dias 7 e 8 de junho no Assentamento Marrecas, o primeiro do estado, que completa 28 anos no mês de junho.

WhatsApp Image 2017-06-09 at 09.21.49.jpeg

 

Por Ednaldo Carvalho
Da Página do MST

 

Entre os dias 7 e 8 de junho, foi realizado o 1° Encontro Estadual da Juventude Sem Terra no Piauí. A atividade aconteceu no Assentamento Marrecas, município de São João do Piauí, o primeiro do MST no estado, que estará comemorando 28 anos de lutas, resistências e conquistas no dia 10 de junho.

O encontro teve duração de dois dias e contou com cerca de 200 participantes. No decorrer do primeiro dia, foi feita uma análise da atual conjuntura brasileira, seguindo com os temas educação do campo, gênero e sexualidade e questão racial.

O segundo dia seguiu com temas voltados para a organicidade da juventude nos assentamentos e acampamentos. Segundo Francisco Sousa, do Coletivo Estadual de Juventude, &”39;assim como o MST há 28 anos fez historia fincando a primeira bandeira do movimento no estado do Piauí, a juventude Sem Terra também faz história realizando o 1° Encontro Estadual, justamente no mesmo assentamento em que surgiu o MST no estado&”39;.

“Este, por si só, é um espaço místico para todo militante do movimento no estado do Piauí. O encontro cumpre uma importante tarefa na construção de uma unidade estadual da organicidade da juventude Sem Terra”, afirmou Sousa.

Para João Luis, dirigente nacional do MST no Piauí, &”39;a juventude não é o futuro, a juventude é o presente&”39;. “O papel da juventude do MST é buscar se inserir nos processos políticos do assentamento, no processos de formação política do município, além do papel político de conquistar o território. A juventude cumpre esse papel que é fundamental”, concluiu.

 

*Editado por Leonardo Fernandes