MST lamenta a morte Fernando Heredia Martinez

Internacionalista, contribuiu com a reflexão e a formação de milhares de estudantes em toda América Latina

 

Da Página do MST 

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra manifesta seu profundo pesar pela perda de nosso professor, companheiro e amigo Fernando Heredia Martinez neste dia 12 de junho.

Filósofo, ocupou o cargo de diretor da Faculdade de Filosofia de Havana até 1971, foi diretor-fundador da revista Pensamento Crítico, entre 1967 e 1971, e autor de diversos livros, entre eles, “Che, el socialismo y el comunismo”, pelo qual recebeu o Premio Extraordinário da Casa de las Américas, em 1989.

Militante do MR-26 e fundador do Partido Comunista Cubano, Heredia fez jus em vida a expressão “intelectual orgânico”, pois dedicou seus estudos e reflexões aos problemas concretos e eminentes da realidade cubana, latino-americana e mundial.

Internacionalista, contribuiu com a reflexão e a formação de milhares de estudantes em toda América Latina. Tivemos o prazer de tê-lo entre os professores de nossa Escola Nacional Florestan Fernandes por vezes e com
ele aprendemos de que deveríamos nos “apropriar dos conceitos da teoria revolucionária com rigor para aplica-los de modo criativo”.

Nos despedimos fisicamente de Heredia, mas seu legado seguirá presente conosco, inspirando nossas reflexões e lutas, nos animando diante dos desafios deste tempo histórico. Nos despedimos, recordando suas palavras:

“Para os revolucionários, e durante os processos de revolução, há momentos felizes e processos felizes, mas nas revoluções verdadeiras não há conjunturas fáceis. Quando parecem fáceis, é somente porque não nos demos conta de suas dificuldades. E é assim por que estas revoluções, as que amamos e pelas que estamos dispostos a tudo, são as iniciativas mais audazes e arriscadas dos seres humanos, que empreendem transformações prodigiosas libertadoras das pessoas e das relações sociais, em tal grau, que nunca mais queiram, nem possam, voltar a viada vez mais liberdade e justiça, onde entre todos se almeje cambiar o mundo e a vida. Quer dizer, criar pessoas e realidades novas”

Direção Nacional do MST, 12 de junho de 2017.

 

IMG-20170612-WA0064.jpg