Risco causado por agrotóxicos é tema de seminário em Araraquara

Frentes parlamentares estadual e federal estão preocupadas com a saúde dos camponeses e com a possibilidade de alteração nas leis reguladoras.

agrotoxicos-nutricaoestetica.com_.br_.jpg

 

Por Agnes Franco
Da Página do MST

 

A grave situação causada pelo uso intensivo de agrotóxicos em todo o Brasil, incluindo a região central paulista, será tema de audiência pública a ser realizada no próximo dia 24. A partir das 10h, a deputada estadual Márcia Lia (PT) e o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) conduzirão o debate na Câmara Municipal de Araraquara (SP).

Segundo Márcia Lia, coordenadora da Frente Parlamentar da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a situação é grave e merece dedicação: “Há perigo, especialmente para as famílias em zona rural. Os agrotóxicos estão sendo espalhados pelo ar e as pessoas vêm sendo envenenadas sem saber. Tem aumentado muito o índice de cânceres nas populações rurais, e pode aumentar ainda mais”, alerta.

Nilto Tatto, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, concorda: “Há uma série de projetos tramitando no Congresso Nacional propondo afrouxar as leis ambientais, inclusive para controle de agrotóxicos, o que é inaceitável. O mundo todo restringe o uso desses produtos. O Brasil é o maior consumidor de venenos do planeta e há setores retrógrados que querem flexibilizar as leis. Isso é extremamente grave, pois a Organização Mundial da Saúde (OMC) diz que em cinco anos o câncer deve ser a principal causa de mortes no Brasil, e pesquisas confirmam que grande parte desses produtos são cancerígenos”, afirma Nilto.

Segundo dados divulgados em 2015 pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), o consumo médio de veneno agrícola por habitante chega a 5,2 kg por ano.

Serviço:

Seminário: Agrotóxico é risco!
Local: Câmara Municipal de Araraquara (Rua São Bento, 887, Centro)
Horário: 10h
Realização: Frente Parlamentar da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar da Alesp e Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados
Apoio: Prefeitura Municipal de Araraquara e Câmara Municipal de Araraquara

Mesa debatedora: deputada Márcia Lia, deputado Nilto Tatto, João Ricardo Fascineli (prefeito de Motuca), Professor Doutor Manoel Baltasar (especialista em agricultura e meio ambiente da Uniara – Universidade de Araraquara), Marcelo Mazzetta (coordenador de Segurança Alimentar) e Silvani Silva (coordenadora de Agricultura) os últimos da Prefeitura Municipal de Araraquara.

Assessoria de imprensa:
Agnes Franco
11 992312181
16 997644080
[email protected]