No Ceará, escola do Campo recebe II Festival de Arte e Cultura da Reforma Agrária

Para a educanda Karla Leanne, do 1º ano do ensino médio o festival é um espaço importante para os jovens que ainda não estão inseridos nos processos organizativos da luta

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

 

No assentamento 25 de Maio, berço do MST no Ceará, aconteceu entre os dias 28 e 29 de junho o II Festival de Arte e Cultura da Reforma Agrária das Escolas do Campo, com o Tema “Terra, Campo e Encanto: Versando e Cantando a Luta”. A atividade está acontecendo na Escola do Campo João Sem Terra.

A análise de conjuntura foi feita por José Ricardo Basílei da Coordenação Nacional do MST Ceará e Roberto Oliveira do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Também aconteceram apresentações musicais, teatro, dança, poemas, poesias, cordéis e a barracas com comidas típicas como: galinha caipira, paçoca, carneiro, bode, bolo, suco, vatapá e outros sabores do campo.

Dentre os temas também foram discutidos a mineração com Gleidsom Mendes da direção estadual do MST Ceará e a agroecologia com Lourdes Vicente militante do MST.

Para a educanda Karla Leanne, do 1º ano do ensino médio o festival é um espaço importante para os jovens que ainda não estão inseridos nos processos organizativos da luta. “Aqui estou tendo a oportunidade de presenciar a criatividade de outros educandos e, ao mesmo tempo, de socializar. Esse é o primeiro ano que estou colaborando na construção do festival e fiquei encantada com os talentos que estamos descobrindo”, disse.

Já Sandra Victor, que falou  durante a mesa de abertura afirmou a importância da realização do II Festival de Arte e Cultura da Reforma Agrária.

“Estamos em uma conjuntura difícil, em que perdemos direitos todos dias. A luta tem se acirrado, não podemos fraquejar, precisamos reafirmar a nossa identidade na luta de classes, não podemos admitir retrocessos. Dentro dessa perspectiva a nossa escola tem um papel fundamental no processo de formação dos sujeitos e o festival é um momento de expressar a nossa ideologia nos versos, poesias, poemas, cordéis, musicas, teatro, enfim, de todas formas possíveis”, afirmou.

O II Festival de Arte e Cultura da Reforma Agrária é uma realização das escolas do campo do Assentamento 25 de maio e do MST com o apoio das secretarias de Educação dos municípios de Madalena e Quixeramobim, prefeitura municipal de Madalena, Casa Civil do Estado do Ceará.