Primeira colheita de Unidade Agroecológica em Maricá é doada a Hospital Municipal

Júlio Carolino, secretário de agricultura, declarou que as entregas ao Hospital e escolas serão rotineiras.

_MG_1381.JPG

 

Por Talles Reis
Da Página do MST

 

Na última sexta feira (21), estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Jacintho Luiz Caetano participaram de uma aula prática sobre agroecologia na Unidade Agroecológica, localizada no bairro Manu Manuela, em Maricá.

As crianças caminharam pelas hortas, inclusive pela mandala, e ouviram um pouco mais sobre o que é a agroecologia e a importância do consumo de alimentos limpos, sem agrotóxicos. Após as explicações, participaram da colheita da couve, plantada em onze canteiros. Foi a primeira colheita realizada na Unidade. A produção surpreendeu a todos e as nove caixas de couve foram doadas para o Hospital Conde Modesto Leal.

_MG_1398.JPG
Colheita foi doada ao hospital.

A diretora da escola, Ledir Gramião, destaca que a atividade foi importante por permitir a relação da criança com a natureza, ajudando a conhecer e a se aproximar da realidade, e também por permitir o estudo interdisciplinar onde se pode discutir temas como alimentação, nutrição e ecologia. “Inserir a comunidade, trazendo os pais e familiares, multiplicando o que aprenderam, levando os alunos a terem maior consciência de mudanças na sociedade é importante”, complementa Ledir.

A couve é uma hortaliça muito nutritiva, rica em vitaminas C, A, K, β-caroteno e sais minerais como cálcio, ferro, ácido fólico, porém o último relatório do Programa de Análise de Resíduo de Agrotóxicos (PARA) publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), baseado em amostras colhidas entre 2013 e 2015, comprovou que 35% das amostras de couve estavam em situação irregular para o consumo, devido à sua contaminação por agrotóxicos.  O mais alarmante é que dos agrotóxicos identificados nas amostras 83% não eram autorizados para a cultura, o que torna mais grave o risco à saúde dos consumidores.

A couve produzida na Unidade Agroecológica, colhida pelas crianças, não possui agrotóxico, todo o manejo e tratos culturais foram realizados através dos princípios e práticas da agroecologia. Simone da Costa, secretária municipal de saúde, ficou surpresa ao saber que toda a couve doada era agroecológica, livre de agrotóxicos. “Por não ter nenhum tipo de química no cultivo, é algo que agrega qualidade a quem busca atendimento aqui”, completou.

Júlio Carolino, secretário de agricultura, declarou que com o avanço da produção da Unidade Agroecológica as entregas ao Hospital e escolas serão rotineiras. “Além daqui, vamos levar também às escolas da rede para que se tenha essa cultura de alimentação saudável e livre dos agrotóxicos”, ressaltou ele. André Braga, secretário de economia solidária, destacou que a experiência coloca Maricá como um exemplo: “de novo mostramos uma forma sustentável de oferecer qualidade de vida aos nossos cidadãos, é algo que nos enche de orgulho”, afirmou.

O agrônomo da Cooperar, Anderson Oliveira, destacou que a Unidade Agroecológica está aberta a toda pessoa que queira conhecer mais sobre a agroecologia e disse que logo terá início os cursos de formação em agroecologia para todos os interessados, cumprindo assim o papel de horta-escola.    A Unidade Agroecológica é fruto da parceria entre a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais e Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, e conta com o apoio de outros órgãos e secretarias da Prefeitura Municipal de Maricá.

 

 

*Editado por Rafael Soriano