Montaria do MST cria laços entre os trabalhadores do campo e da cidade

A Montaria contou com a participação de pessoas de toda região e de outros estados, como do Espirito Santo.
photo_2017-07-24_16-56-20 (1).jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

O MST realizou no último dia 8 de junho a 6° Montaria Entre Amigos do Assentamento Jaci Rocha, localizado no município de Prado, no Extremo Sul da Bahia.

Com o objetivo de dialogar diretamente com a sociedade urbana, criando novos laços entre os trabalhadores e trabalhadoras do campo e cidade para estreitar relações de solidariedade, a montaria desconstruiu a visão negativa que a mídia divulga sobre a luta do MST.

A Montaria se concentrou na comunidade de Limeira, no distrito do Prado, e saiu as 16h30h para o Assentamento Jaci Rocha. No percurso, algumas atrações animaram a cavalgada, como Cesar Mello, Netinho do Forró e os cantores populares da Reforma Agrária, Mary Costa e Emerson Batista.

De acordo com Leandro Dominicine, da direção estadual do Movimento, esse tipo de atividade é um dos pontos que fundamentam a luta pela Reforma Agrária Popular, pois atrai novos companheiros e companheiras para conhecerem de perto os frutos dos acampamentos e assentamentos.

“Essa cavalgada virou uma tradição e acontece todos os anos, carregando consigo, a construção de novas relações com a sociedade, apresentando nossa cultura e nosso modo de vida através das comidas e da música. É uma atividade de interação e cunho político”, explicou Dominicine.

Nesse sentido, Antônio Filho, coordenador do Jaci Rocha, disse que a tradição desta cavalgada abre as portas da comunidade ao diálogo com a cidade, fazendo uma boa relação e coloca no centro do diálogo a agroecologia e o atual momento de perca de direitos.

A Montaria contou com a participação de pessoas de toda região e de outros estados, como do Espirito Santo.