MST inaugura espaço de exposição e comercialização de produtos da Reforma Agrária no Rio de Janeiro

O ato de lançamento é nesta quarta-feira, às 18h.

WhatsApp Image 2017-08-16 at 12.22.27.jpeg

 

Por Pablo Vergara
Da Página do MST

 

O MST no estado do Rio de Janeiro realiza nos dias 16, 17 e 18/08, o lançamento do espaço de exposição e comercialização dos Produtos da Reforma Agrária Terra Crioula, na Rua da Lapa, 107.

Há muitos anos há o desafio de aproximar e divulgar a produção da agricultura camponesa do Rio de Janeiro e do Brasil e dialogar sobre a Reforma Agrária, como forma de fortalecer a relação campo e cidade e o projeto da  Reforma Agrária Popular, entendendo que este projeto é uma opção do conjunto da classe trabalhadora.

Esta é umas das formas de mostrar para sociedade a urgência e necessidade da Reforma Agrária, que, com a democratização da terra, tem como prioridade a produção de alimentos para o povo brasileiro.

WhatsApp Image 2017-08-16 at 12.22.20.jpeg

No estado do Rio de Janeiro existem 19 assentamentos organizados pelo MST, na região Norte Fluminense, Região dos Lagos, Sul fluminense, e Baixada Fluminense. Os assentamentos estão também organizados em cooperativas e associações, como as cooperativas COOPATERRA, COOPAMAB, e 20 associações, além dos grupos coletivos de produção e comercialização, com destaque para os de mulheres e de jovens.

Este espaço terá uma representação destas localidades e uma diversidade de alimentos desde frutas, verduras e legumes em geral, como produtos processados e ainda fitoterápicos e fitocosméticos. Estes produtos recebem a marca Terra Crioula que representa os produtos dos assentamentos e acampamentos do estado do Rio de Janeiro.

Segundo o dirigente do Setor de Produção Raoni Lustosa, “é uma experiência que estamos iniciando com o funcionamento de duas vezes ao mês até dezembro, com entrega de cestas de produtos que poderão ser solicitados anteriormente no email terracrioula@gmail.com.”

Estão previstos para inauguração, além da feira de produtos, comidas típicas da Culinária da Terra e shows ao vivo todos os dias. No dia 16/09, às 19:30, a animação cultural será com Caramuela e haverá também uma Roda de Choro no dia 18/08, às 12:30. O ato de lançamento será no dia 16/08, às 18h.

 

 

*Editado por Rafael Soriano