Cooperativa do MST inaugura silos de armazenagem de grãos e agroindústria vegetal

Inauguração das estruturas, construídas no Assentamento Conquista da Fronteira, em Hulha Negra, será no próximo sábado (19).
Foto Divulgacao Coptil - MST-1-3.jpg

 

Por Catiana de Medeiros 
Da Página do MST

O MST e a Cooperativa de Produção, Trabalho e Integração (Coptil) inauguram neste sábado (19) uma unidade de recebimento, secagem e armazenagem de grãos e uma agroindústria de processamento de vegetais. O ato será realizado a partir das 10 horas no Assentamento Conquista da Fronteira, localizado no município de Hulha Negra, na região da Campanha do Rio Grande do Sul.

A unidade tem capacidade para receber 32 toneladas por hora e para armazenar 30 mil sacas de grãos. Segundo o diretor administrativo da Coptil, Emerson Francisco Capelesso, a prioridade é o armazenamento de arroz, milho e trigo para processamento, mas a estrutura também vai armazenar aveia, azevém, linhaça e sorgo. O empreendimento teve financiamento de R$ 1,3 milhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e vai gerar inicialmente cinco empregos, mais as vagas temporárias.

Conforme Capelesso, esta é a primeira estrutura própria da cooperativa para recebimento, secagem e armazenamento de grãos, o que vai viabilizar as atividades do setor com redução de custos, uma vez que até então esses tipos de serviços eram terceirizados. “A estrutura ajudará a consolidar uma matriz de produção agropecuária diversificada nos assentamentos da Reforma Agrária na região da Campanha”, acrescenta.

Já a agroindústria vegetal teve investimento de R$ 220 mil do Fundo de Terras do Estado do Rio Grande do Sul (Funterra), e vai garantir neste primeiro momento dez postos permanentes de trabalho. De acordo com Capelesso, no local serão produzidos alimentos minimamente processados, entre eles doces, conservas, kits sopas, saladas e aipim embalados à vácuo e batata em palito congelada. O objetivo é comercializá-los no mercado tradicional e institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para Capelesso, o desafio da Coptil no próximo período é consolidar a comercialização dos produtos de seus 147 cooperados dos municípios de Hulha Negra, Candiota e Aceguá, através da industrialização e processamento. O intuito é garantir o crescimento produtivo e a incorporação de novos associados nas atividades da cooperativa. “Industrializar a produção dos assentamentos é um sonho alimentado há muito tempo pela Coptil. A partir disto conseguiremos potencializar a comercialização, a produção e a geração de trabalho e renda para as famílias e os jovens dos assentamentos da região”, explica.

Foto Divulgacao Coptil - MST-1-2.jpg

Ato de inauguração

A inauguração da unidade de recebimento, secagem e armazenagem de grãos e da agroindústria de processamento de vegetais será às 10h45 e contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Edegar Pretto; do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio José Minetto; de representantes da Emater/RS-Ascar; de deputados federais e estaduais; além de lideranças de movimentos sociais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Na programação também tem análise da conjuntura agrícola e da política brasileira e shows com Antônio Gringo e Alma Galponeira, Grupo Sandim e João Chagas Leite.

Programação

9h30 — Acolhida aos participantes
10 horas — Análise da conjuntura agrícola e política
10h45 — Inauguração com fala de autoridades
12h15 — Almoço
14 horas — Shows com Antônio Gringo e Alma Galponeira, Grupo Sandim e João Chagas Leite.
18 horas — Encerramento