MST realiza encontro de jovens de assentamentos e acampamentos no Maranhão

Atividade foi realizada no Assentamento Vila Diamante, como parte da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Sem Terra.

IMG-20170824-WA0092[1].jpg

 

Por Reynaldo Costa
Da Página do MST

 

Durante os dias 18 a 20/08, 130 jovens do MST participaram do encontro da juventude da Regional Mearim, localizada no cento do estado. O objetivo da atividade foi trocar experiências e informações sobre a situação da juventude nos acampamentos e assentamentos da regional, assim como apontar saídas às dificuldades apresentadas. O Encontro faz parte da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Sem Terra que traz esse ano o lema: “Ocupa Juventude, as escolas e as ruas”.

No encontro, os jovens estudaram e debateram temas como a Reforma Agrária Popular, o papel da juventude na busca por direitos e relações de gênero. O evento também foi recheado de atividades práticas e das oficinas de agitação e propaganda e de comunicação.

O MST no Maranhão vem intensificando a organização e a formação política da juventude em suas comunidades. Aldenir Gomes, da Coordenação Estadual do Coletivo de juventude, avalia que esse é um momento pra ampliar os trabalhos com esse publico.

“Vivemos um momento de muita complexidade e precisamos organizar e trabalhar a formação política da juventude. A regional Mearim é uma expressão do potencial que a juventude maranhense possui, é um processo construído por muitas mãos e no comando da própria juventude”, declara.

Aldenir avaliou ainda como positivo a juventude do MST ter sua própria Jornada Nacional de Luta, segundo ele: “A Jornada da juventude tem sido um espaço que propicia a inserção, socialização e vivencia maior dos sujeitos jovens no processo”.

A Jornada Nacional de Lutas da Juventude Sem Terra acontece todos os anos e tem potencializado a organicidade dos jovens no movimento e, consequentemente, vem preparando estes para um disputa também no campo ideológico.

 

 

*Editado por Rafael Soriano