Arte e cultura de raiz tomam a praça em Valadares

Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária conta com a participação de 13 assentamentos e cinco acampamentos no Vale do Rio Doce

Por Coletivo de Comunicação do MST
Vale do Rio Doce – MG 

Os músicos Pereira da Viola e Rubinho do Vale são algumas das atrações da etapa de Governador Valadares, no Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária. No próximo final de semana, 2 e 3 de setembro, a cidade sedia a primeira de oito etapas do evento, que também acontece em Montes Claros, Alfenas, Juiz de Fora, Almenara, Uberlândia, Betim e Belo Horizonte.

A feira agroecológica no Vale do Rio Doce reúne mostras da produção dos 13 assentamentos e cinco acampamentos da reforma agrária na região e coloca em evidência as mais diversas linguagens artísticas e culturais. A população poderá conhecer a diversidade dos alimentos agroecológicos, frutos da luta pela terra: hortaliças, legumes, frutas, produtos artesanais como cachaça, queijo, doces, temperos e conservas, etc.

Produtores levaram alimentos saudáveis à Feira da Reforma Agrária..jpg

De acordo com a dirigente estadual do MST, Terezinha Sabino “agroecologia trata-se do estudo e prática da agricultura baseada na cultura antiga de produção de alimentos saudáveis dos camponeses”. Para ela a prática também é um resgate para reduzir os problemas ambientais gerados pelo agronegócio que afeta a biodiversidade. “O MST entende que um dos pontos muito importante é a relação que a comunidade estabelece com a natureza”, finaliza Terezinha.

Os produtos estarão expostos em cinco tendas e cerca de vinte barracas. São mais de meia tonelada de alimentos in natura cuja produção envolve cerca de 800 famílias de Trabalhadores Rurais Sem Terra. Outra atração é a feira gastronômica ou a cozinha da terra que vai comercializar alimentos e pratos típicos da cozinha regional, como frango com quiabo, feijão tropeiro, pastel com garapa, entre outras delícias.

Programação

O festival começa no sábado de manhã com a benção do bispo da diocese de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix. Em seguida a poetisa Lana sobe ao palco com seus versos. Os Cabloquinhos do distrito de Penha do Cassiano trarão sua cultura popular e a festa segue com trança da fita e shows de artistas locais como Paulinho Manacá e a dupla Noel e Gilmar. O artista Sem Terra Zé Pinto e o renomado violeiro Tau Brasil abrilhantam a noite de sábado.

Pereira da Viola vai ecoar seus acordes na concha acústica no domingo, às 20hrs. No mesmo dia também participam do evento os músicos Tau Brasil, Zé Pinto, Humberto da Viola e Jenifer Viola, Marcos Berto, Beto de Oliveira e Sérgio Seibel e Lene dos Teclados. No mesmo dia também haverá missa campal com a presença do Bispo, às 8 horas e oficina de bordados, também pela manhã.

Pereira da Viola, Rubinho do Vale, Cantadeiras e outros se apresentaram no Palco Mestre Ambrósio. (1).jpg