Cantoria de Varanda

Cantando resistência: Cantoria de Varanda anima e convoca para I Encontro de Música do MST

"Cantar nossa história, Semear o futuro" foi o lema desta edição do programa, que contou com a participação de Zé Pinto e Banda de Lata
Messilene e Jade do MST. Imagem: MST/Reprodução

Por Fernanda Alcântara
Da Página do MST

Nesta última sexta-feira (4), o povo Sem Terra pode se emocionar, relembrar e celebrar a cultura popular do campo no programa “Cantoria de Varanda”. A iniciativa fez parte de um conjunto de ações que o MST tem desempenhado para o anúncio do I Encontro de Música do MST, que acontece ainda em Outubro deste ano, rumo aos 40 anos do Movimento Sem Terra.

O programa “Cantoria de Varanda” do MST é uma iniciativa cultural que surgiu durante a pandemia de Covid-2019, com o objetivo de levar música, poesia e resistência para as pessoas em isolamento social. Desde então, já foram realizadas lives, reunindo artistas populares de diferentes regiões do país que cantam e contam histórias sobre a luta pela reforma agrária e pela soberania alimentar.

A Edição especial do programa foi transmitido pelo Instagram, que contou com a participação de Zé Pinto, cantador e violeiro do MST, e a Banda de Lata Caldeirão do Som, do Ceará. Eles apresentaram canções que falam da terra, da semente, da água e da esperança, além de interagirem com o público que acompanhou a live.

A mediação do programa foi conduzida por Messilene Gorete, do Setor de Internacionalismo, e Jade Percassi, do Coletivo de Cultura do MST. Elas enfatizaram o papel da arte como meio de expressão e resistência dos movimentos sociais, declarando que a arte é uma ferramenta de transformação social que auxilia na construção de um mundo mais justo e solidário, além de inspirar sonhos.

Rumo aos 40 anos

O programa “Cantoria de Varanda” foi apenas uma das ações culturais do MST programadas para aquecer os corações do VII Congresso do MST, a ser realizado no ano de 2024, em comemoração aos 40 do Movimento. Ainda este ano também serão realizados festivais, mostras, saraus, oficinas e outras atividades que envolvem a música, teatro, literatura, cinema, artes visuais e outras linguagens artísticas.

Neste ritmo de festa, o Cantoria de Varanda também reafirmou o convite para o I Encontro de Música do MST, um evento marcante a ser realizado no próximo mês de outubro. A ideia é realizar um momento de celebração reunindo músicos, poetas e artistas de todas as partes do país. A troca de experiências, o compartilhamento de ritmos da Reforma Agrária Popular e a construção de novas conexões culturais serão os alicerces deste Encontro.

As mobilizações junto aos cantadores e cantadoras Sem Terra dos estados e regiões para enviarem canções inédita para o I Encontro Nacional de Música do Movimento, vai o final do mês de agosto de 2023.

O Encontro acontece de 15 a 21 de outubro deste ano, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema, São Paulo. Podem participar músicos e musicistas Sem Terra de todo país. O Encontro contará com espaços de debates sobre a história da música, musicalidade, a história do MST e a luta pela Reforma Agrária, além de oficinas de corpo e voz, ritmo, melodia e harmonia. A atividade será um espaço intersetorial de vivência e socialização das produções artísticas, com cerca de 200 participantes de todos os estados do país.

Confira o chamado:

Como enviar as canções?

A partir da organização interna do MST, os/as músicos e musicistas Sem Terra de todo o país têm até o final do mês de agosto de 2023 para enviar suas canções inéditas, que podem ser composições coletivas ou individuais sobre a luta, história e o cotidiano Sem Terra, para o e-mail: [email protected]

*Editado por Solange Engelmann