Montes Claros recebe Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária

As atrações seguem até o domingo, com apresentações de músicos regionais.
sete (70 de 81).jpg

 

Da Página do MST 

A etapa de Montes Claros do Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária começou na tarde deste dia 7, após o ato do Grito do Excluídos. Uma celebração ecumênica com a presença de representantes da religiosidade de matriz africana e da igreja católica abençoou o evento.

Participaram o Padre Antônio Alvimar, Eudes Roberto, do Terreiro de Umbanda Caboclo Tupinambá e outros dois representantes da Umbanda e do Candomblé.

“É muito importante o MST trazer essa questão da tolerância religiosa na abertura do Circuito, ainda mais depois do golpe, a violência contra os povos de matriz africana está cada vez mais forte. Hoje nós partilhamos o pão e celebramos a paz. Quando um movimento tão respeitado como o MST dá essa visibilidade à nossa crença, é uma forma de retirar a visão marginalizada que se construiu sociedade”, afirmou Eudes Roberto.

A festança continuou com apresentação do Batuque quilombola do Brejo dos Crioulos e em seguida com o forró do Violeiro e Cantador Sem Terra Zé Pinto. “Som é um barulho que qualquer objeto faz. A música é quando você organiza esse som, mas tem gente que só faz música para fazer lero, lero. O que aconteceu hoje já fez valer por todo o festival, porque todos que se apresentaram desde a abertura têm um motivo e tem algo a dizer com sua arte”, comemorou Zé Pinto.

sete (34 de 81).jpg

As atrações seguem até o domingo, com apresentações de músicos regionais como A outra banda da Lua, O Cabaret, Xote Torador, Pedro Boi, Orquestra Catrumana do Groove Solto, Wilson Dias, Pereira da Viola, entre outros. Ao todo serão cerca de 15 apresentações culturais de sem terras e parceiros. Além do torneio de futebol com time de assentados, acampados das áreas de Reforma Agrária e parceiros. Confira aqui a programação completa:

A cozinha da roça trás os pratos típicos do calor norte mineiro, frango caipira, arroz com pequi, carne de sol e tropeiro. Para quem não consome carne, uma barraca especial coordena por Mathias Godoy, naturólogo e terapeuta, trás a culinária vegana e vegetariana com cardápio criativo, que vai desde tortas e lanches até moqueca e feijoada, tudo feito com ingredientes da região e da estação.
 

sete (43 de 81).jpg