MST conquista mais uma Escola do Campo de Ensino Médio no Ceará

Governador Camilo Santana (PT), fez a entrega na quinta-feira (28). Atualmente, oito escolas funcionam em todo o estado nas áreas de Reforma Agrária.

IMG_2516.JPG

 

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

 

Na tarde da quinta-feira (28) o MST recebeu mais uma escola do campo, localizada no Assentamento Bonfim Conceição, no município cearense de Santana do Acaraú.

Na solenidade de entrega, participaram mais de mil trabalhadores e trabalhadoras, estudantes, gestores da escola, coletivo de educação do MST, além do governador do Estado, Camilo Santana (PT),  o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (PT), deputados estaduais, representantes da secretaria de educação, entre outras.

A escola inaugurada recebe o nome de José Fidélis de Moura, um assentado da Reforma Agrária que lutou incansavelmente pela construção da escola e outras conquistas do assentamento Bonfim Conceição.

 

IMG_2527.JPG
Governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

Durante o ato, o governador Camilo Santana se comprometeu em entregar mais duas escolas do campo até dezembro deste ano, e outras duas entre janeiro e março de 2018. Ele também aproveitou para parabenizar o MST e a Secretaria de Educação pela conquista.

Para Andréia Lobo, da Direção Estadual do Setor de Educação do MST, “essa escola, assim como as outras sete escolas já construídas e em funcionamento, é uma grande conquista para o MST, pois sabemos que estamos vivendo em conjuntura de golpe pra classe trabalhadora, mas mesmo diante de tudo, conseguimos manter o ritmo da luta, e essa conquista é de todos os trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra”.

Já a estudante  da Escola do Campo José Fidélis, Lidiane Carneiro afirma que “essa escola é fruto da luta do MST, uma conquista da juventude que precisa ter uma educação de qualidade”. “E como já diz a música dos cantadores da terra”, completa, “&”39;educação é direito, e não esmola&”39;, e a juventude é sujeito nesse processo, a escola é para nós um espaço de construção de um novo homem e de uma nova mulher”

A luta, a resistência e a conquista

O MST surge no Ceará em 1989, com a primeira ocupação de terra na fazenda Reunidos de São Joaquim, localizada nos municípios de Madalena, Boa Viagem e Quixeramobim. A principio era apenas uma luta pela democratização da terra, porém, a partir desta conquista, do Assentamento 25 de Maio, surgiram várias demandas para garantir a sobrevivência, a permanência na área conquistada, sendo a educação uma das bandeiras de luta do MST.

Em 2007, o MST realizou uma grande jornada de luta em Fortaleza, e na ocasião ocupou o palácio do governo, surgindo assim algumas conquistas valiosas para os trabalhadores, dentre elas, a construção de 12 escolas de ensino médio nas áreas de assentamento de Reforma Agrária no Ceará.

 

IMG_2507.JPG

Atualmente, oito escolas estão em funcionamento, Florestán Fernandes, no Assentamento Santana/Monsenhor Tabosa; João dos Santos, no Assentamento 25 de Maio em Madalena; Nazaré Flor, no Assentamento Maceió, em Itapipoca; Francisco Barros, no Assentamento Lagoa do Mineiro, em Itarema; Padre José Augusto, Assentamento Pedra e Cal, em Jaguaretam; Patativa do Assaré, no Assentamento Santana da Cal, em Canindé; Francisca Pinto, no Assentamento Antônio Conselheiro, em Ocara; e a escola José Fidélis de Moura, no Assentamento Bonfim Conceição, em Santana do Acaraú.

As escolas do campo são espaços de formação, auto-organização, e acima de tudo, um projeto político pedagógico voltado para a realidade do campo, construído coletivamente, por assentados e assentadas, educadores e educadoras, educandos e educandas e gestores da escola, na perspectiva de construir uma matriz curricular que contemple a participação de todos e todas  na construção de um novo homem e de uma nova mulher.

 

*Editado por Leonardo Fernandes