Famílias assentadas comemoram três anos de conquista de Unidade Básica de Saúde

Estrutura localizada em assentamento de Nova Santa Rita, no RS, atende em média 2.250 pessoas
03.jpg
Fotos: Prefeitura de Nova Santa Rita

 

Por Letícia Stasiak
Da Página do MST

Foi comemorado na última sexta-feira (29) no Assentamento Santa Rita de Cássia II, em Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, os três anos de funcionamento da Unidade Básica Estratégia da Saúde da Família Rural Marisa Lourenço da Silva. O ato foi organizado pela comunidade e contou com a presença de lideranças e autoridades do município.

Na oportunidade foi feito um resgate histórico das conquistas do município e do assentamento. Também foram realizadas homenagens a todos que se empenharam para transformar o projeto em realidade. “As famílias fazem uma avaliação positiva do posto, pois trouxe para o assentamento um atendimento de confiança, mais próximo e rápido”, comenta a assentada Juraci Lima, usuária da unidade.

Após muito empenho para sua construção, hoje o posto atende em média 2.250 pessoas, sendo a grande maioria idosos e moradores de assentamentos da Reforma Agrária de Nova Santa Rita. Porém, a população urbana e de outras áreas rurais do município também são atendidos na estrutura.

Ao todo, trabalham no local um médico, uma enfermeira, uma técnica de saúde, um dentista, seis agentes de saúde, uma recepcionista e uma higienizadora, a maioria assentados. Por semana, o médico atende 32 horas, o dentista 12 horas e as demais profissionais 40 horas.

O médico Jonas Pretto conta que há uma estrutura precária, mas que isto não impede que os profissionais executem um bom atendimento. “O médico, a enfermeira e a técnica de saúde fazem visitas domiciliares, mas dependem de transporte para se deslocar. Às vezes, os profissionais usam o próprio carro para conseguir chegar até as famílias”, relata Pretto.

Entre as metas dos usuários está a construção de um prédio novo e próprio para a unidade de saúde, pois parte da estrutura foi cedida pela comunidade. As famílias também querem a contratação de um médico que atue 40 horas por semana na unidade.

02.jpg

Três anos de lutas e conquistas

No dia 29 de setembro de 2014 inaugurava, no Assentamento Santa Rita de Cássia II, a primeira Unidade Básica de Saúde Rural do município de Nova Santa Rita. Após a mudança do critério para repasses, que passou a priorizar municípios de menor renda per capita e maior população de idosos e crianças, a prefeitura conseguiu um recurso de R$10 mil e a comunidade assentada promoveu cem mutirões de reforma para que a unidade pudesse ser construída.

O posto é uma conquista oriunda da luta do MST e dos médicos formados pelo movimento, que sensibilizaram a população e a administração do município sobre a importância de ter uma equipe de saúde no campo.

Seu nome é uma homenagem muito importante à Marisa Lourenço da Silva, que participou com sua família das ocupações de beira de estrada para reivindicar a criação de assentamentos em Nova Santa Rita. Ela faleceu aos 13 anos, vítima de um atropelamento, antes da conquista do terreno, em 2005.

 

*Editado por Maura Silva