Partida de Liu Leal

Movimento Sem Terra lamenta a partida de Liu Leal, grande defensora do SUS

É com imensa tristeza que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebe a notícia da partida física da companheira pernambucana, amiga e apoiadora das causas sociais, Liu Leal, que veio a falecer na noite desta última quarta-feira (4) em sua casa. Liu, como se definiu um dia, foi fisioterapeuta de formação, militante do direito à saúde e será sempre exemplo e inspiração na luta por um mundo mais justo, igualitário e fraterno.

Liu esteve presente nos diferentes espaços de luta popular, defendendo um conjunto de bandeiras junto aos movimentos e as organizações populares, como a defesa da democracia, do Sistema Único de Saúde (SUS). O ativismo na academia ocupa centralidade em sua trajetória. Ela tornou-se doutora pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade Estadual de São Paulo (USP) e participou de diferentes projetos de pesquisa.

Uma outra trincheira de luta foi junto ao Centro Brasileiro De Estudos De Saúde (Cebes), onde esteve à frente da refundação do Núcleo de Recife e foi diretora entre 2014 e 2015. Em sua luta, liderou e inspirou diversas pessoas.

O Movimento Sem Terra se solidariza com os familiares da Liu e se compromete com a continuidade de seu legado, defendendo a saúde popular como uma dimensão indispensável para construção da justiça social no Brasil.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

05 de outubro de 2023