Na PB, ocupação do INCRA dá início à Jornada Nacional em Defesa da Reforma Agrária

As mobilizações são parte da Jornada de Nacional de Lutas que acontece em resposta aos constantes ataques à classe trabalhadora em nosso país

 

Por Thais Peregrino
Da Página do MST

 

Cerca de 1000 famílias ocuparam nessa madrugada o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em João Pessoa, capital da Paraíba.

As mobilizações são parte da Jornada de Nacional de Lutas que acontece em resposta aos constantes ataques à classe trabalhadora em nosso país.

Entre as principais pautas da jornada, o MST denuncia as novas ofensivas contra Reforma Agrária, como a titulação dos assentamentos e a lei de grilagem, estratégias do governo federal para continuar promovendo a concentração fundiária e a estrangerização das terras em todo país. 

Os Sem Terra também exigem por parte do governo federal a recomposição do orçamento e das políticas para Reforma Agrária, chamando atenção para os cortes das políticas de  infraestrutura dos assentamentos, de créditos para a reforma agrária como o fomento mulher, para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e outros retrocessos que vem dificultando cada vez mais a vida a vida do trabalhador rural. Ocupar o INCRA torna-se uma necessidade dentro da conjuntura nacional, uma vez que o instituto vem se transformando em balcão para negociatas da lógica do governo Temer ao invés de ser um agente executor da reforma agrária.

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra do da Paraíba continuará ocupando o INCRA até que se tenha resposta por parte do governo federal para as denúncias e reivindicações.