IV Seminário Nacional “MST e a Cultura” começa nessa quarta-feira (18)

Atividade vai até o dia 21 de outubro e é realizada na Escola Nacional Florestán Fernandes (ENFF), em Guararema, interior de São Paulo.
28758204496_f26202bab3_o(1).jpg

 

Por Leonardo Fernandes
Da Página do MST

Entre os dias 18 e 21 de outubro, o MST realiza o IV Seminário Nacional “MST e a Cultura”, na Escola Nacional Florestán Fernandes (ENFF), no interior de São Paulo. A atividade busca aprofundar o debate acerca dos desafios culturais na construção da Reforma Agrária Popular.

O seminário está formatado para receber em torno de 60 pessoas do MST, entre dirigentes dos setores, integrantes do Coletivo Nacional de Cultura, militantes da cultura nos estados e centros de formação, além de convidados.

Desde 1998, o Seminário “MST e a Cultura” é realizado, tendo produzido uma série de reflexões que ajudaram a fortalecer as elaborações do movimento em relação ao tema, mais necessário do que nunca. “A gente entende que nesse momento em que buscamos consolidar nossa proposta de Reforma Agrária Popular, é preciso fazer um debate sobre o papel da cultura e da arte nessa construção, especialmente nesse momento que a gente vive, de golpe, de crescimento das forças reacionárias na sociedade. E a gente sabe que a cultura e a arte cumpre um papel importante nessa disputa”, diz Ana Chã, do Setor de Cultura do MST.

Sem abandonar a teoria, a ideia do seminário é potencializar as práticas culturais e artísticas do MST em seus territórios. “Mais do que fazer um debate teórico, estamos buscando entender como damos a devida importância a essas dimensões nos nossos territórios, ou seja, nos acampamentos, assentamentos, nas nossas ocupações”, explica Ana.

A programação do seminário conta com debates sobre a conjuntura política, o legado cultural das revoluções russa e cubana, a indústria cultural nos territórios, além de apresentações teatrais e um sarau literário, tudo para facilitar o debate e ajudar na reflexão sobre o papel da cultura dentro do projeto de Reforma Agrária Popular.