Segunda oficina do Projeto do Grupo Terra e Vida acontecerá nessa sexta-feira (20), em Passo Fundo

Evento pretende dialogar sobre o tema da reforma agrária popular e agroecologia

 

Por Letícia Stasiak 
Da Página do MST

Segunda oficina do Projeto Tecnologias Apropriadas do Grupo Terra e Vida, de Passo Fundo, na região Norte do Rio Grande do Sul, aconteceu hoje (20).

O evento tem como tema “Reforma Agrária Popular e Agroecologia” e será a partir das 9h, no auditório do Instituto Superior de Filosofia Belthier (Ifibe), na Vila Rodrigues.

A atividade tem a proposta de denunciar o atual modelo de produção do agronegócio e também anunciar a agroecologia e a Reforma Agrária Popular, a fim de dialogar com a sociedade na implementação do projeto popular para o Brasil.

Dentre as questões práticas debatidas nesse espaço estarão a busca de certificação de imóvel rural aos assentados, a criação de grupos de consumo e a busca pela nacionalização do Cadastro de Produtor (CAD/PRO) para tirar os acampados da invisibilidade.

Segundo o agroecólogo e acampado Antônio Prestes Braga, a agroecologia é uma ferramenta que busca reimplantar os camponeses no território e que traz a proposta da produção de alimentos limpos. Isso dialoga com outros setores da sociedade como a saúde e a nutrição, que auxiliam na implantação de uma alimentação saudável a todos os seres vivos.

O seminário conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Fundação Luterana de Diaconia (FDL) e do Ifibe e terá como painelista Irene Manfio, integrante do MST, Antônio Andrioli, vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e como mediador João Garcia, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo.

 A atividade será transmitida ao vivo pelo canal do youtube ‘Grupo Terra e Vida’.

 

22449796_1484438574997291_1725615945151827384_n.jpg