Carta política da Frente Brasil Popular defende soberania

A carta é fruto de uma jornada de luta realizada pelos movimentos sociais paranaenses na última semana.

 

 

Da Página do MST

 

A Frente Brasil Popular no Paraná lançou uma carta manifesto em que defende a imediata revogação das medidas do golpista Temer e defende as estatais e a soberania nacional. A carta é fruto de uma jornada de luta realizada pelos movimentos sociais paranaenses na última semana. Confira o texto:

CARTA POLÍTICA FRENTE BRASIL POPULAR PARANÁ
Pela revogação das medidas de Temer, em defesa das estatais, por soberania nacional 

Como parte de uma Jornada de Lutas em defesa das estatais, pela reforma agrária, contra a Reforma da Previdência e pelo Fora Temer, organizações lançam no Paraná a bandeira do referendo revogatório para revogar as medidas do governo golpista de Temer. 

Entre os dias 16 até hoje (19), trabalhadores e trabalhadoras de diferentes ramos e histórias, unificaram-se contra o desmonte que o governo golpista de Temer quer promover contra o Estado brasileiro.

Trabalhadores dos Correios, da Petrobŕas e Fafen, bancários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, engenheiros, eletricitários, servidores públicos e professores, entre tantos outros, uniram-se para reafirmar o papel das empresas estatais na construção do país e de nossos direitos, no investimento e no fomento da economia.

Esses trabalhadores somaram-se aos agricultores sem-terra para recordar à sociedade que os cortes e restrições no Orçamento prejudicam programas importantes – Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), programas para as Famílias assentadas, programas de habitação que dão dignidade e condições à agricultura familiar. É fato que “se o campo não planta, a cidade não janta”. 

Bem como a Petrobrás é a principal ferramenta de indução e desenvolvimento econômico. Mas os golpistas querem leiloar 74 unidades de exploração de petróleo em cinco estados, reduziram os empregos da maior empresa brasileira e reduziram os investimentos realizados entre 2013 e 2016 na Petrobras. 

As organizações são contra ainda a sinalização de leilão da Eletrobras, que os golpistas querem vender pelo valor treze vezes inferior ao valor da empresa. 

Afinal, a experiência da venda da mineradora Vale, a preço de banana, em 1997, já ficou marcada no imaginário popular. 

A questão segue sendo debater que projeto de indústria, de país e soberania queremos.

O país não pode deixar de fazer investimentos sociais, uma vez que o governo retira recursos da Caixa Econômica, Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

A palavra urgente neste momento é a soberania nacional, que significa a luta em defesa dos bens de um país. As propostas são apontadas pelo movimento social e sindical: mobilização do povo brasileiro, organização da Frente Brasil Popular em cada bairro e cidade do país, revogação das reformas que deformam e que buscam acabar com as conquistas sociais do povo brasileiro: revogar a reforma trabalhista, a Lei do teto dos gastos, o desmonte do Estado nacional e impedir a reforma da Previdência!

 

 

*Editado por Rafael Soriano