Nova vitória contra o glifosato na Europa – banimento pode estar próximo

Com o resultado, não foi possível chegar a um acordo. Caso não se consiga uma reautorização até o dia 15 de dezembro, o Glifosato será banido da União Europeia

 

Por Alan Tygel
Da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos

 

Nesta quinta, em mais uma reunião da Comissão Europeia, não foi possível chegar a um acordo sobre a reautorização do Glifosato na União Europeia. O registro do agrotóxico da Monsanto vence no dia 15 de dezembro. Inicialmente, defensores da empresa queriam uma renovação por 10 anos. Por conta da pressão política, nas última duas votação a meta era conseguir apenas 5 anos.

Na reunião ocorrida ocorrida ontem, 37% dos votos foram favoráveis à extensão por 5 anos, 32% contra, e 31% de abstenção. A votação é proporcional à população. França e Itália têm liderado a oposição ao Glifosato, e Espanha e Grã-Bretanha (que está prestes a deixar a UE) tem sido a favor. Alemanha e Polônia se abstiveram.

Com o resultado, não foi possível chegar a um acordo. Caso não se consiga uma reautorização até o dia 15 de dezembro, o Glifosato será banido da União Europeia.

nicolashulot-582x480.png
Na imagem, Ministro do Meio Ambiente francês comemora o resultado: “Graças à nossa oposição, o glifosato não foi reautorizado nem por 10 e nem 5 por anos. Nosso esforço para se livrar dos agrotóxicos continua!”