II Feira Estadual no Pará e suas atrações culturais

Três dias com cultura de resistência na Amazônia.

 

 

Por Viviane Brigida e Danielle Bastos
Da Página do MST

 

Belém do Pará recebe no Mercado São Brás a II Feira Estadual da Reforma Agrária. Trabalhadores e Trabalhadoras que saíram de seu labor das áreas de assentamentos e acampamentos do MST para apresentar na cidade um pouco de sua resistência no campo! 

Nestes três dias de muitos debates e atividades culturais, acontecem shows dos apoiadores e amigos do MST. Dentre eles, nesta sexta-feira 1° de dezembro, o show ficou por conta do grupo de Carimbó Africanos de Icoaraci que se apresentou no início desta tarde.

No dia 2, às 19 horas, uma das vozes mais eloquente do rap amazônico, veio diretamente da periferia de Belém pra estar presente neste evento. “Ele é neguinho sim, preto com muito amor” como diz em uma de suas letras mais conhecidas e é rimando que ele, Pelé do Manifesto marca sua presença na II Feira Estadual dos Sem Terra!

No dia 03, a partir das 16 horas o show fica por conta do Lauvaite Penoso, os artistas mostram que a sabedoria popular e a poesia urbana na Amazônia são de grande valor e importância. 

Desde sua criação em 2009, a Banda traz consigo uma musicalidade ampla, que vem do Carimbó à vivência musical de cada integrante, passeando do Rock ao Hip-Hop e do Baião ao Techno. “Lauvaite Penoso” é uma expressão muito conhecida nas brincadeiras de pipas e papagaios nas periferias de Belém. Quando um brincante corta a linha do outro ele grita: “LAUVAITE PENOSO!” para anunciar que tem uma pipa caindo sem dono.

Assim são esses três dia da Cultura de Resistência na Amazônia apresentada com orgulho na II Feira Estadual dos camponeses e camponesas Sem Terra. 

 

 

*Editado por Rafael Soriano