Jornada de Lutas

Cerca de 5 mil famílias ocupam latifúndio no estado do Pará

Na manhã desta segunda-feira (15), mais de cinco mil famílias ocuparam a fazenda Aquidoana, no município de Parauapebas, sudeste do PA
Foto: Valbianne Gama

Por Valbianne Gama
Da Página do MST

Após várias conversas de negociações com o INCRA e o governo, as famílias cansaram de aguardar respostas concretas e ocuparam uma área no sudoeste do Pará, haja vista que o governo não garantiu a permuta para uma área segura para que as famílias possam esperar às providências da Reforma Agrária.

A reivindicação é pela aquisição do imóvel para estabelecer acampamento, dando melhores condições de vida para acampados e a imediata vistoria de todos os latifúndios da família Miranda no sudeste do Pará. Os Mirandas são conhecidos como uma família colonizadora e grileiros de terras na Amazônia, que respondem a processos por assassinar trabalhadores rurais e estarem envolvidos em casos de trabalho escravo, garimpo ilegal e desmatamento.

Os Sem Terra do Pará também demandam a vistoria em todas as demais 15 áreas levantadas pelo MST no estado.

Foto: Elma Figueira

Nós precisamos que o INCRA notifique a família Miranda, façam as vistorias e destinem terra griladas. São terras com processos ambientais, com crimes de trabalho escravo e garimpo ilegal para a Reforma Agrária. Queremos paz e não guerra!”.

Pablo Neri, da direção nacional no estado
Foto: Pablo Neri

A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que este ano traz o lema “Ocupar para o Brasil Alimentar”. Reafirmando a defesa da natureza e da produção de alimentos saudáveis, os trabalhadores e trabalhadoras no estado denunciam a violência no campo, em memória ao massacre de Eldorado do Carajás ocorrido há 28 anos e denunciando as práticas criminosas do agronegócio na Amazônia.

Foto: Valbianne Gama

*Editado por Fernanda Alcântara