1ª Escola Estadual do Campo é inaugurada no Maranhão

Escola Roseli Nunes foi inaugurada com a presença do governador do estado, Flávio Dino, na sexta-feira (8).

IMG-20171208-WA0049.jpg

 

Por Reynaldo Costa
Da Página do MST

 

Inaugurada na sexta-feira (8), a primeira Escola de Ensino Médio do Campo no Maranhão é uma conquista dos movimentos camponeses que lutam pela permanência no campo. A Escola Roseli Nunes foi inaugurada com a presença do governador do estado, Flávio Dino.

Localizada na Vila Kênio, no Assentamento Cigra, em Lagoa Grande do Maranhão, a unidade educativa vai atender diretamente cerca de 800 famílias. O prédio conta com seis salas de aulas, além dos espaços administrativos e atenderá os municípios de Lagoa Grande do Maranhão, Itaipava do Grajaú, São Roberto e Arame,. Todos eles estão entre os 30 com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A construção da escola é uma reivindicação antiga de assentamentos organizados pelo MST da região central do estado e buscava suprir as necessidades na área da educação para as comunidades do Cigra.

As primeiras iniciativas neste sentido ocorreram em 2006, quando os assentados decidiram aceitar a implantação do Projeto Saberes da Terra, “ensino fundamental completo, com noções técnicas em agropecuárias”, coordenado pela Supervisão de Educação do Campo da Secretaria Estadual de Educação – SUPEC. A proposta do projeto foi apresentada pelo MST como possível solução para as necessidades educacionais do assentamento, que não tinha o ensino fundamental de 6º ao 9º ano.

Em abril de 2009, a Escola Roseli Nunes foi formalmente criada através do Decreto 25.260, mas só em 2017 foi reconhecida pelo CEE (Conselho Estadual de Educação). Ainda em 2009, iniciou-se primeira turma do ensino médio integrado à educação profissional, com o Curso Técnico em Agropecuária. De lá pra cá, três turmas já se formaram.

“Um sonho em construção”, definiu Leomar Sousa, da Coordenação do MST na região. “Essa escola é fruto de longos anos de lutas e não vamos parar por aqui; queremos mais espaços educativos”, completou.

 

*Editado por Leonardo Fernandes