17º Encontro Estadual do MST no Maranhão, debate os desafios da luta pela Reforma Agrária popular

As analises em comum apontaram que a Reforma Agrária Popular é o melhor caminho para a superação da crise econômica pela qual o pais passa
DSC_3293.JPG

Por Reynaldo Costa
Da Página do MST

Cerca de 350 militantes Sem Terra, participaram entre os dias 18 e 20 de dezembro, no assentamento Vila Diamante em Igarapé do Meio, do 17 º Encontro Estadual do MST no Maranhão.

Os trabalhadores debateram e avaliaram os desafios da luta pela Reforma Agrária para o próximo período, entre eles: a crise econômica que se aprofunda, o desemprego e o analfabetismo que persistem no Brasil.

As analises em comum apontaram que a Reforma Agrária Popular é o melhor caminho para a superação da crise econômica pela qual o pais passa. Para a coordenação do MST no estado; a geração de emprego e de renda e  a produção de alimentos, seriam hoje os principais instrumentos de suporte ao enfrentamento da crise.

“Por isso a Reforma Agrária ainda é necessária”. Afirmou Gilvânia Ferreira da coordenação do MST no estado, opondo-se ao posicionamento da bancada ruralista no Congresso de que no Brasil não cabe a realização da Reforma Agrária.

Outro tema muito discutido na atividade foi o a aprofundamento do golpe pelo qual passa o país. Os analistas apontaram um risco de perda de mais direitos e de uma maior perseguição aos movimentos sociais e partidos de esquerda.

Todas e todos contra o patriarcado

Em meio a tantos debates políticos, econômicos e organizativo o MST no Maranhão fortaleceu o debate no enfrentamento à violência contra a mulher. Um debate incansável, que durante muitos anos as mulheres Sem Terra vêm estudando e apontando alternativas no enfrentamento desse problema. A segunda noite do encontro foi destinada às assembleias dos homens e das mulheres. Na assembleia dos homens o compromisso foi de debater e refletir para que a temática avance no conjunto da militância e da base do Movimento.

Ato pela Reforma Agrária

O encontro do MST no Maranhão foi encerrado com um ato show pela Reforma Agrária.

Militantes representando partidos de esquerdas e diversos movimentos sociais reafirmaram o compromisso com a luta pela Reforma Agrária. No uso da palavra o prefeito de Igarapé do Meio, José Almeida do PC do B, falou sobre a importância das parcerias com o MST na produção de grãos na região.

“Antes o MST que eu conhecia era o que a TV mostrava, hoje percebo que esse movimento é quem ajuda a alimentar o povo de nossa cidade”, afirmou.

Representando o governo do estado o secretário de direitos humanos do Maranhão Francisco Gonsalves, aproveitou a palavra para oficializar a parceria do governo com a prefeitura local para a ampliação do Centro de Formação Padre Josimo Tavares, localizado na Vila Diamante que é o principal centro de formação do MST no Maranhão.

Para Dalila Calisto da direção nacional do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) o momento é especial para reafirmação da luta e da unidade entre movimentos e sindicatos.

“O Maranhão é um estado de muitas contradições, mas também de um grande potencial de lutas”. Analisou Dalila.

A parte artística do ato ficou por conta dos cantores Marquinhos Monteiro do Piauí e Val Santos do MST Sergipe.