Sem Terra realizam 8° semana pedagógica no Ceará

A semana pedagógica tem como objetivo debater a conjuntura atual com foco critico na ideia de privatização da educação pública no país

 

Por Pedro Neto
Da Página do MST

 

Cerca de 350 educadores e educandos das escolas de ensino médio das áreas de Reforma Agrária do Ceará, estão reunidos desde a última segunda-feira (5) na 8° semana pedagógica das escolas do campo. A atividade está sendo realizada na escola José Fidelis de Moura, que fica localizada no assentamento Bonfim Conceição, no município de Santana do Acaraú.

A semana pedagógica tem como objetivo analisar de maneira critica a privatização da educação pública e o avanço do capital no país

De acordo com a dirigente estadual do setor de educação do MST- CE, Andréia Castro, ‘‘a semana pedagógica é um momento de avançar na construção de estratégias e fortalecer a organização coletiva das escolas do campo.

Já para Alciene Lima, educanda da Escola Florestan Fernandes, localizada no assentamento Santana no município de Monsenhor Tabosa, “a atividade é um momento importante de troca de saberes e para a construção coletiva da educação do campo’’. 

Cristina Vargas do coletivo nacional de educação do MST que também participa da semana pedagógica e destacou a importância da presença dos sujeitos construtores da educação do campo no processo de Reforma Agrária. Para ela: “um dos principais desafios da educação em tempos de golpe é lutar contra a precarização na educação e contra os fechamentos de escolas do campo”, concluiu.

A semana pedagógica faz parte do calendário anual do coletivo de educação do MST no Ceará. A programação acontece até a próxima sexta-feira (9).