Assentamento Adão Preto comemora nove anos de luta e resistência no Extremo Sul da Bahia

As celebrações tiveram início com uma alvorada, seguida por um culto ecumênico e uma grande festa
photo_2018-02-19_13-08-10 (1).jpg
Divulgação/MST

 

Por Coletivo de Comunicação de MST na Bahia
Da Página do MST 

Localizado em Itabela, no extremo sul da Bahia, o pré-assentamento Adão Preto comemorou nove anos de lutas e conquistas no último sábado (10).

As comemorações tiveram início com uma alvorada e na noite aconteceu um culto ecumênico, seguido por uma grande festa com a comunidade, amigos e parceiros do Movimento.

Para Maria D&”39;Ajuda, coordenadora do assentamento, o aniversário foi um momento de confraternização de todas as famílias, mas também de unidade para reafirmar a luta pela Reforma Agrária como uma pauta de todos os trabalhadores do campo e da cidade.

“Estamos comemorando nove anos de muita luta, resistência e persistência. Hoje estamos rememorando nossa história, mas também destacando o caráter popular que a luta deste assentamento possui para classe trabalhadora”, explicou D&”39;Ajuda.

O pré-assentamento foi criado em fevereiro de 2009 e beneficiou cerca de 30 famílias, que hoje residem na localidade, produzindo uma diversidade de alimentos saudáveis, como a produção de fruticultura.

Inserido no projeto de assentamento agroecológicos, que tem desenvolvido ações de formação e experiências produtivas em assentamentos na região, a comunidade está em permanente processo de transição, rompendo com ideias mercadológicas no manejo produtivo e agregando novos métodos no trabalho produtivo da comunidade.