Contra violência no campo, MST realiza culto ecumênico em memória de Márcio Matos

A direção do MST explica que o Culto será um espaço reivindicatório, pois pretende cobrar celeridade nas investigações.

CultoEcumênico_MárcioMatos.png

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

Em memória do dirigente Márcio Matos, que foi brutalmente assassinado no dia 25 do último mês, o MST realiza um Culto Ecumênico, no sábado (24), 30 dias após sua morte, com o objetivo de rememorar a história de luta e hastear uma bandeira vermelha de repúdio ao ocorrido.

O culto acontecerá no Assentamento Boa Sorte, em Iramaia, na região da Chapada Diamantina, local onde o dirigente foi executado.

A direção do MST explica que o evento será mais um espaço reivindicatório, pois pretende cobrar celeridade nas investigações, que, até então, estão sendo puxadas pelas Política Civil e Militar.

A militância Sem Terra, amigos e parceiros do Movimento já confirmaram presença.

Solidariedade

Diversos políticos, movimentos e organizações sociais do campo e da cidade, nacionais e internacionais, emitiram notas de pesar em homenagem ao MST e familiares de Márcio Matos. Nos documentos, o sentimento de indignação e repúdio cobravam respostas concretas, como foi ressaltado na fala do governador da Bahia, Rui Costa, durante o velório.

Rui afirmou que as providências seriam tomadas para solucionar o caso. “Determinei ao secretário de Segurança que montasse um grupo especial de investigação para que possamos chegar aos executores e mandantes”.

Diante desse processo, o culto ecumênico será mais um espaço de denúncia do caso, mas também místico, trazendo o legado de Márcio e os desafios que o MST e toda classe trabalhadora possui para pôr fim à violência.

 

 

*Editado por Rafael Soriano