MST realiza primeira semana agroecológica do Vale do Paraíba

Cooperativismo, apicultura, ervas medicinais e silvicultura foram alguns dos temas abordados nas formações
IMG_5169.jpg
Imagens: Stéfanie Bernardes 

 

Por Stéfanie Bernardes 
Da Página do MST

 

O acampamento Egídio Brunetto, em Lagoinha, São Paulo, realiza desde o dia 17, sábado, a 1° Semana de Agroecologia do Vale do Paraíba. O evento que acontece até hoje (21) oferece palestras, formações e atrações culturais aos acampados e ao público interessado.

Definida como “proposta de agricultura autossustentável, ou seja, socialmente e economicamente viável, e ecologicamente correta”, a Agroecologia se estabelece como um dos pilares e a principal diretriz dentro do Acampamento Egídio Brunetto, localizado na cidade de Lagoinha. Pensando em oferecer formação aos acampados e aproximar os apoiadores do movimento, o MST ofereceu ao longo de cinco dias diversas atividades que tiveram como eixo central o tema.

Segundo Tainara Lira, membro do coletivo da direção regional do MST, o objetivo principal do evento foi formar os acampados para que possam estar a par das propostas e possibilidades do cultivo agroecológico dentro das terras reivindicadas.

“A proposta dessa semana foi primeiramente trazer formação para os acampados, uma vez que nosso propósito é o plantio agroecológico e o reflorestamento das terras. Sendo assim, precisamos nos formar e formar os acampados para darmos conta de construir esse objetivo. E, também, abrir espaço para produtores locais e estudantes do Vale, para proporcionar essa experiência e criar uma rede, possibilitando a troca de experiências”,
explica.

IMG_4943.jpg
Imagens: Stéfanie Bernardes 

 

Tainara fala ainda sobre a importância do evento para a relação entre o MST e a população da região. “Para o Vale essas atividades foram muito enriquecedoras, principalmente por acontecerem em um local ponto-chave: um acampamento de reforma agrária. Para a cidade de Lagoinha ainda mais, pois foi uma oportunidade para a desconstrução do preconceito criado em torno do movimento, para mostrar e colocar em prática nossa proposta, e também trazer mais apoio para a causa, com o objetivo de que de fato o assentamento se concretize”, explica.

O último dia da Semana de Agroecologia contou com feira de troca de sementes, bazar e inauguração da Biblioteca Joel Gama. Além dessas atividades, aconteceu ainda a reunião da Rede Agroecológica do Vale do Paraíba e da Serra do Mar, com uma palestra de Marcelo Laurino, do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), sobre Certificação Participativa.

O encontro reuniu, entre integrantes do MST e público em geral, cerca de 100 participantes de diferentes estados.