MST reocupa fazenda Lageado em Itaporanga, São Paulo

Além da simbologia de transformar uma área da universidade em assentamento de Reforma Agrária, há um outro elemento importante nessa luta: se efetivado, o Izael Fagundes será o primeiro assentamento no município de Itaporanga

 

Da Página do MST 

 

Na manhã deste sábado (24), as famílias do Acampamento Izael Fagundes localizado na fazenda Lageado ocuparam novamente a área no município de Itaporanga, região sudoeste paulista. Atualmente, a fazenda é objeto de disputa judicial entre grileiros e o Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva), num processo que se arrasta desde 2012 e aguarda definição do poder Judiciário para a efetivação do assentamento.

A fazenda Lageado pertencia à Universidade de São Paulo (USP) – assim como a fazenda Can Can, no município vizinho de Riversul -, mas no dia 14 de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin autorizou a permuta entre imóveis pertencentes à Fazenda do Estado e à universidade. Com isso, as áreas cedidas pela USP foram repassadas ao Itesp e devem ser destinadas ao assentamento das famílias acampadas, conforme definição do próprio governo do estado.

Além da simbologia de transformar uma área da universidade em assentamento de Reforma Agrária, há um outro elemento importante nessa luta: se efetivado, o Izael Fagundes será o primeiro assentamento no município de Itaporanga. A conquista de um assentamento não beneficia somente quem luta pela terra. Ela transforma a vida de toda a população do município e da região e é justamente por isso que as forças conservadoras combatem e criminalizam a luta pela Reforma Agrária.

“Sabemos o quanto é difícil a luta aqui nessa região. O poder das forças conservadoras é muito grande, mas o MST, em seus mais de 30 anos de existência aqui na região sudoeste, sempre lutou e resistiu. E seguiremos em luta até transformar a fazenda Lageado numa terra que cumpra sua função social; num assentamento que produza comida saudável para alimentar, principalmente, a população da nossa região”, afirmou Magnólia Fagundes, da direção estadual do MST/SP.

Histórico

A Fazenda Lageado (Itaporanga), com cerca de 400 hectares, foi destinada pela USP para o Itesp a partir do decreto 55.775, de 9 de dezembro de 2008, assinado pelo então governador José Serra. Porém, somente agora com a permuta assinada no início do mês é que o processo poderá ser efetivado.

Em 19 de agosto de 2017, o MST deu início à Jornada Regional de Lutas “Izael Fagundes”, com ocupações de terras em municípios da região sudoeste paulista entre elas a fazenda Lageado, uma área de cerca de 400 hectares, localizada em Itaporanga.

Após um mês de ocupação o acampamento recebeu reintegração de posse – concedida pela juíza da Comarca de Itaporanga, Dra Julia Martinez Alonso de Almeida Alvim, a pedido de um dos grileiros – e se mudou para uma área de recuo. Agora as famílias voltam a ocupar a área e reafirmam que a fazenda Lageado está sendo indevidamente utilizada por grileiros e que deve ser destinada à Reforma Agrária.

 

LUTAR, CONSTRUIR REFORMA AGRÁRIA POPULAR!