No Ceará, assentamento comemora 27 anos de luta pela terra

Os preparativos para o aniversário da comunidade começaram com um mês de antecedência, já que seria comemorado em duas datas, 10 e 14 de abril
 
Por: Susana Gomes e Bruna Gomes
Do Blog A voz da juventude

A comunidade do Assentamento 10 de abril, localizada na zona rural de Crato- Ceará, festejou 27 anos de lutas, conquistas e resistências na última semana. Os preparativos para o aniversário da comunidade começaram com um mês de antecedência, já que seria comemorado em duas datas, 10 e 14 de abril.

A programação do dia 10 de abril se estendeu durante todo o dia. Com um momento inicial místico, organizado pela juventude da comunidade, os assentados e assentadas recordavam a história com tamanha emoção que as lágrimas rolavam soltas sobre seus rostos. “O dia de hoje nós estamos representando a nós mesmos, nossa coragem, nossa vida. E a nossa história de libertação tão bonita continua” diz a agricultora e assentada Maria Augustinho de Aquino.  

dd.png
Divulgação MST 

Logo após, em frente a Casa Cultural da comunidade, foi hasteada a bandeira do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). Os olhares voltados para aquela bandeira que seguia para o topo eram de gratidão por tudo e por todos que um dia decidiram se doar a viver em comunidade, partilhando o pouco que se tinha com quem não tinha nada. Como de costume as famílias partilharam os frutos de seu trabalho, simbolizada pela “mesa da partilha”.

Em seguida, às 9 horas, aconteceu a Santa missa, na capela da comunidade que tem como padroeiro São Vicente de Paulo, presidida pelo Monsenhor Bosco (Reitor do Santuário Eucarístico Diocesano de Crato-Ce).  Na ocasião o Monsenhor expressa sua admiração e respeito pela comunidade, relembrando todos os momentos em que esteve presente, já que desde de muito cedo acompanhou de perto a história de luta da comunidade.

 

1.png
Divulgação MST 

No período da tarde, os comunicadores e comunicadoras da rádio Versos de Conquistas comandaram uma programação especial, voltada exclusivamente aos 27 anos de luta do Assentamento, contendo entrevistas com pessoas da comunidade, músicas voltadas para luta, poemas e resgate histórico. Jonas Paz Duarte, jovem comunicador popular da radio Versos de Conquistas, ressaltou em sua fala a importância desse dia, enfatizando o valor da participação da comunidade na rádio. ” A participação da comunidade na radio é de fundamental importância, pois através das entrevistas a comunidade pode perceber a grandiosidade do que significa esse dia tão especial”.

A programação encerrou-se com toda a comunidade reunida. Às 19 horas aconteceu a apresentação do trabalho de conclusão de curso de Rodolfo Santana e Hudson Jorge, como o tema “Sementes de uma Reforma Agrária no Ar”. Fechando com chave de ouro foi exibido o filme “Uma História da Terra”, de Jefferson de Albuquerque Junior.