Latifúndio de Geddel agora é acampamento Lula Livre, no Sudoeste da Bahia

O acampamento que foi nomeado Lula Livre já tem cerca de 100 famílias acampadas que reivindicam a terra para trabalhar e pedem por uma investigação sobre a compra das fazendas do ex-ministro.

Da Página do MST
 

Na manhã deste último domingo (29), o MST ocupou a fazenda Baixa do Caraim, do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB), localizada nas margens da BA-130, no município de Maiquinique, sudoeste da Bahia.
 

O acampamento que foi nomeado Lula Livre já tem cerca de 100 famílias acampadas que reivindicam a terra para trabalhar e pedem por uma investigação sobre a compra das fazendas do ex-ministro, que se encontra preso por lavagem de dinheiro e corrupção.
 

A região do acampamento é marcada por muitos conflitos na luta pela terra, inúmeros casos de ataques de pistoleiros a mando de fazendeiros já foram registrados na região. Após a visita de duas viaturas da Polícia Militar que, de forma truculenta, tentaram tirar as famílias acampadas da fazenda sem nenhum mandato judicial, os Sem Terra vivem sob tensão às ameaças na área.
 

Tendo a pecuária como predominância na região, o território carrega as marcas da desigualdade. “O povo se vê na necessidade de se organizar para conseguir o acesso a terra, se manter e produzir alimentos saudáveis para abastecer as cidades vizinhas,  por isso nossa ocupação se mantém firme e com muita vontade de lutar”, destaca a coordenação do Movimento na região.
 

Geddel está sob regime fechado desde setembro de 2017, após apreensão de R$ 51 milhões em um apartamento usado pelo ex-ministro.
 

*Editado por Gustavo Marinho