Os diversos sabores de Minas Gerais a caminho da Feira Nacional

São mais de trinta variedades de produtos somente da Zona da Mata mineira

 

IMG_20180429_122840670.jpg

 

Do Setor de Comunicação 
Da Página do MST

Temperos, docinho de leite, farinha, queijo, fitoterápicos, bananinha frita, geleia de pitanga, pêndulos, licores, instrumentos e a saborosa cachaça Cubana são alguns dos produtos que a Cooperativa Regional da Zona da Mata (Cooperarca) levará para a III Feira Nacional da Reforma Agrária. 

São mais de trinta variedades de produtos somente da Zona da Mata mineira, região que abriga o Assentamento Denis Gonçalves, de 136 famílias, o assentamento Olga Benário, de 30 famílias e o acampamento Gabriel Pimenta.  

IMG_20180429_123410590.jpg

Para Vânia Miranda, dirigente regional da produção, a feira é um momento especial, que anima os sem terras para a produção. “A gente vê na feira a riqueza que a gente produz, é o grande evento da Reforma Agrária, onde conhecemos um pouquinho de cada um e aprendemos muito com as trocas”, afirma.

A fumaça do fogão à lenha da cozinha barreada atribui um tempero a mais aos produtos que Dona Maria preparou. Na casinha de pau a pique no alto da Serra da Babilônia, no Assentamento Denis Gonçalves, ela outras três mulheres se reuniram durante semanas para fazer doces, secar as ervas medicinais e preparar a garrafada, feita com cachaça e ervas. “Esse é o segredo da fórmula”, se anima a assentada. 

“A gente fica muito preocupada com as dificuldades, com a falta de energia, as estradas ruins, mas quando a gente reúne para a produção esquece de tudo isso. Antes aqui era só mato, agora tem as plantações, nossa casinha, nossas criações. É tudo vitória da nossa luta”, comemora Maria. 

Minas Gerais chegará no Parque da Água Branca com mais de 15 toneladas de produtos das regiões do Vale do Rio Doce, Norte, Triângulo, Alto Paranaíba, Metropolitana e Sul do Estado. Para conferir é só vir na Feira, de 3 a 6 de maio.

 

IMG_20180429_122908043.jpg

*Editado por Iris Pacheco