Juventude camponesa se reúne encontro estadual no Rio Grande do Norte para

Além de ser uma importante espaço de articulação, a atividade também faz parte do nosso processo de preparação rumo ao nosso I Primeiro Encontro Nacional da Juventude Sem Terra
DSC05610.JPG
Divulgação MST 

 

Por Jailma Lopes
Da Página do MST

 

Entre os dias 21 e 22 de abril, cerca de 100 jovens se reuniram no Centro de Formação Patativa do Assaré, em Ceará Mirim, Rio Grande do Norte, para o I Encontro da Juventude Camponesa.

Estiveram presentes representantes de movimentos populares e pastorais ligados à igreja, como a PJMP, PJR, Juventude Missionária, Animação dos Cristãos Rurais, Levante Popular da Juventude, Fetarn, Fetraf, e o Serviço de Assistência Rural e Urbana da Arquidiocese de Natal.

Foram dois dias de formação, animação, mística e compartilhamento da cultura camponesa, que tiveram
como objetivo discutir a questão agrária, o papel da juventude que vive nos acampamentos, assentamentos e
comunidades rurais.

 

DSC05623.JPG
Divulgação MST 

Durante o encontro foi discutida a necessidade e a urgência do trabalho de base que dialogue com o povo e, especialmente, com a juventude, convocando e despertando para luta imediata da classe trabalhadora.

Além de ser uma importante espaço de articulação, a atividade também faz parte do nosso processo de preparação rumo ao nosso I Primeiro Encontro Nacional da Juventude Sem Terra que tem
como objetivo nos reposicionar nessa conjuntura de golpe e nos reafirmar como sujeitos da Reforma
Agrária Popular”, apontou a dirigente do coletivo de juventude, comunicação e cultura do MST, Erica Rodrigues

Ainda segundo Rodrigues, o espaço foi um marco na história da reorganização da juventude camponesa: “primeiro pelo caráter de grande unidade entre as diferentes organizações, que pensam e planejam uma agenda de atividades em conjunto, apesar das diversas singularidades de cada grupo. Segundo, por que observamos o protagonismo da juventude na construção do espaço e no ato de dizer o que quer para si nos diferentes territórios, fortalecendo a construção de uma nova sociedade por meio do Projeto Popular para o Brasil”, finalizou.